Por Agência Trii
15 de janeiro de 2020

SEM e SEO são compreendidas como duas soluções estratégicas que participam do universo do Marketing Digital. Por isso, se a sua empresa está começando a empreender nas plataformas online, torna-se de suma importância compreender a diferença entre SEM e SEO. Ficou curioso e gostaria de saber mais sobre? Prossiga a leitura deste primeiro artigo que a Trii preparou para você em 2020!

Como funciona na prática a diferença entre SEM e SEO?

Uma boa forma de começar a pensar na diferença entre SEM e SEO é definir SEM como área e SEO como ferramenta. Desta forma, se torna possível afirmar que SEO participa de SEM. Em outras palavras, está incluso como uma operação complementar dentro do mesmo princípio. Isto é, uma vez que SEM produz um conjunto de estratégias voltadas para aparição de promoções em sites, SEO colabora controlando o rankeamento destes nos principais buscadores.

Portanto, podemos afirmar, nesta medida, que SEM e SEO não são totalmente distintos. Contudo, as categorias estratégicas defendidas por eles podem ser determinadas como a principal chave de separação quanto ao objetivo de comportamento do usuário.

A seguir, esclarecemos melhor ao tratar cada um separadamente.

SEM: Search Engine Marketing

No Brasil, a sigla SEM foi traduzida popularmente como MOB, Marketing de Otimização de Buscadores. Ou seja, aqui se defende marketing como as teorias e ferramentas que são manipuladas a favor da melhoria do conceito de marca, imagem e fomento de vendas. Por essa razão, o SEO enquadra-se como uma de suas vertentes tal qual o PPC, pagamento por clique.

Logo, a verdade é que para melhorar o aparecimento das marcas nas redes, as técnicas precisam ser utilizadas de forma a conduzir o usuário para o consumo. Somente assim é possível garantir que a marca gere impacto suficiente para retê-lo como um possível lead. Devido a isso, a diferença entre SEM e SEO não pode ser definida como uma separação entre estes meios, mas sim como uma integração diferenciada entre eles.

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma das categorias de SEM. Eles utilizam ferramentas do Google AdWords para gerir campanhas. De tal forma, quando forem feitas as buscas por meio das palavras-chaves já estabelecidas, estas poderão aparecer. Assim, a conversão tem chances de abrir margem para retorno em curto prazo.

À vista disto, os links patrocinados são bastante indicados para quem deseja obter resultados mais rápidos a partir de seus anúncios. O custo será feito por clique.

Resultados orgânicos

mulher executiva usando o celular

Assim como os links patrocinados, os resultados orgânicos também fazem parte das divisões de SEM. É caracterizada por chamar atenção de maneira a entregar o conteúdo buscado pelo próprio usuário sem necessitar de anúncios. SEO atua nesta vertente.

SEO: Search Engine Optimization

A preocupação fundamental de SEO é oferecer a melhor experiência para o usuário no momento pós-busca. Para que isso seja alcançado, a disposição correta de palavras-chave em uma determinada página favorece a chegada do usuário até ela. Assim, transformando-o, já dentro das orientações de SEM, em lead favorável.

Com o desenvolvimento das palavras-chaves fica mais fácil conquistar as primeiras posições nos sites de busca. No Google, por exemplo, esta questão pode aderir maior confiabilidade ao conteúdo descrito em sua página. Outra vertente que também se encaixa, neste sentido, é a conquista da posição zero que entrega diretamente ao consumidor aquilo que ele busca em formato de lista.

On Page

homem fazendo pesquisa no celular

Tal qual SEM detém categorias, SEO possui classificações. Nesta medida, SEO On Page é uma delas.

Define-se como estratégia de SEO On Page todo o conteúdo dentro de um site que influencia diretamente no ranqueamento. Isso é:

  • relevância do conteúdo;
  • meta descrição;
  • tags;
  • URL;
  • texto alternativo;
  • design;
  • usabilidade.

Off Page

SEO Off Page é uma característica que retrata a diferença entre SEM e SEO. Em oposição ao tipo anterior, este tem ligação com as atividades que são desenvolvidas fora do ambiente interno do site. Elas são:

  • link building: ocorre quando uma marca abre link destinada a outra por reconhecê-la como especialista ou referência em determinado assunto. Trata-se de uma recomendação e uso desta segunda como fonte para a produção de conteúdo;
  • guest post: quando sua empresa produz conteúdo para outro site. A finalidade é aumentar o número de visitantes em seu site e torná-lo mais visível;
  • co-marketing: relacionamento em parceria. Prevê a construção de estratégias que fomentem uma ligação entre duas empresas para o lançamento de produtos em conjunto. A vantagem é impactar mais pessoas e conquistar mais leads.

Gostou de ter conhecido mais sobre a diferença entre SEM e SEO? A Trii é uma agência de Marketing Digital que pode te ajudar na jornada rumo ao sucesso nas plataformas de busca. Não perca a oportunidade e entre em contato conosco para conhecer mais métodos de como atrair clientes para sua empresa.

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