Por Agência Trii
04 de dezembro de 2018

Atualmente, a internet influencia diretamente no comportamento do consumidor, visto que cada vez mais ele procura por compras online. Somente no primeiro semestre de 2018, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro alcançou R$ 23,6 bilhões. Além disso, obteve alta de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por conta dessa tendência, muitos empreendedores optam por criar seus negócios nas plataformas digitais. Mas, você sabe quais estratégias adotar para ter um e-commerce de sucesso?

Saiba que o marketing digital é a melhor ferramenta para impulsionar suas vendas online. Por meio dele, é possível atrair leads qualificados e convertê-los em clientes de modo mais assertivo. Pensando nisso, a Agência Trii separou as melhores estratégias e ações de comunicação digital para utilizar na gestão do seu comércio eletrônico. Confira, a seguir.

6 estratégias essenciais para um e-commerce de sucesso

Google Ads

dicas para e-commerce de sucesso

O Google Ads é uma ferramenta que visa exibir as ofertas do seu negócio em vários canais do Google. Ele promove aumento da exposição da sua marca dentro dos resultados de busca, alcance alto e imediato e mais tráfego para sua loja virtual. Antes de criar uma boa campanha, é necessário fazer um bom planejamento. O primeiro passo é montar a persona, ou seja, o perfil do indivíduo para quem você está fazendo o anúncio. Depois, faça uma análise de mercado para entender as demandas do seu segmento na web e conhecer seus concorrentes. Com essas ações, é possível compreender a perspectiva do consumidor e direcionar os esforços de marketing digital para os canais corretos.

O gerenciamento de campanhas Ads para ter um e-commerce de sucesso é baseado em dois tipos: rede de pesquisa e rede de display. A campanha Rede de Pesquisa exibe anúncios nas páginas de resultados do Google ou em redes de pesquisa parceiras do buscador. Essa ação é feita da seguinte maneira: você escolhe uma palavra-chave para “comprar” na ferramenta e diz o quanto quer gastar nela. Por exemplo, você escolheu adquirir o termo “comprar saia longa”. Logo, quando o usuário procurar exatamente esse termo no Google, o seu anúncio aparecerá. Cada vez que alguém clicar na sua mensagem publicitária, você pagará o valor estipulado.

A Rede de Display é uma ação que instala banners em locais estratégicos de milhares de sites e blogs parceiros do Google. Por exemplo, se a sua loja virtual vende artigos esportivos, uma parte do seu público é composta por atletas, certo? Portanto, é uma ótima oportunidade espalhar banners da sua marca em sites de canais esportivos.

E-mail Marketing

O e-mail ainda é um dos principais canais de relacionamento na internet. Inclusive, é uma poderosa estratégia que pode ser utilizada em ações fundo de funil para criar um e-commerce de sucesso. Primeiramente, é necessário pensar em formas efetivas de capturar e-mail dos seus clientes. É indicado utilizar pop-ups com informações interessantes ou gerar conteúdos relevantes para conseguir o contato do cliente. Dessa forma, você cria sua própria base de e-mails de acordo com o interesse dos contatos demonstrado em interações anteriores.

A seguir, inicie a criação do E-mail Marketing com a aplicação de uma comunicação focada nos interesses da sua base de clientes. Invista na personalização: elabore um título atrativo, produza um conteúdo legal de ler e desenvolva um design moderno e bonito. Defina minuciosamente dias e horários específicos para mandar os e-mails e tenha cuidado para não exagerar na quantidade. Após realizar as ações, lembre-se de mensurar os resultados obtidos por meio das propagandas no E-mail Marketing para direcionar suas próximas campanhas.

Marketing de Conteúdo

conteúdo para e-commerce de sucesso

O marketing de conteúdo é uma estratégia que norteia todas as suas ações de marketing digital para e-commerce. Invista na produção de conteúdo relevante, original e de qualidade para conquistar autoridade de mercado e melhor posição no Google. Além disso, há redução de custos por utilizar uma forma orgânica de engajamento, assim como maior possibilidade de vendas.

Inicialmente, devem ser identificadas quais são as necessidades das suas personas e o que elas procuram na internet. Após reconhecer o tipo de conteúdo específico que sua persona busca, é necessário criar o melhor material para resolver o problema do seu cliente. Invista em Landing Pages e formulários junto com os conteúdos para otimizá-los nas ferramentas de busca. Assim, é possível atrair mais visitantes ao seu site e, consequentemente, estimular a captação de leads mais qualificados.

Redes Sociais

A presença do seu e-commerce nas redes sociais é tão primordial quanto o próprio nome da sua marca. Porém, vale ressaltar que não é obrigatório que seu negócio esteja ativo em todas as redes sociais. Primeiramente, você deve entender em quais canais a sua persona está conectada e, depois, começar a sua comunicação efetivamente.

Geralmente, as lojas virtuais utilizam as redes sociais para divulgação de produtos, anúncio de promoções, veiculação de campanhas e atendimento ao cliente. Uma boa ideia é utilizar as postagens para promover interação entre as pessoas que seguem sua página por meio de engajamento orgânico. Invista também em campanhas pagas, pois proporcionam maior alcance e captação de leads mediante ao pagamento de anúncios patrocinados. Esse tipo de campanha pode ser feita por meio das ferramentas Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias que utiliza conteúdo relevante para atrair clientes. Diferentemente dos métodos tradicionais, o objetivo aqui é induzir o consumidor a procurar a empresa, e não o contrário. A metodologia segue uma sequência lógica de etapas, e é separado em cinco fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

A ação completa atrai o potencial cliente para o seu blog ou site. Depois, executa um trabalho de relacionamento com ele. A intenção é educar o público sobre o segmento da empresa, de modo que as pessoas vejam sua marca como referência em determinado assunto e optem pela compra. Por isso, para ter um e-commerce de sucesso nos meios digitais, não esqueça de utilizar o Inbound Marketing para que seu negócio seja notado.

SEO

SEO para e-commerce de sucesso

As técnicas de SEO, se utilizadas corretamente, pode fazer com que a sua loja virtual seja a primeira a aparecer nas buscas do Google. A estratégia tem como finalidade melhorar o posicionamento do seu comércio eletrônico nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Por isso, é uma das principais ferramentas para ter um e-commerce de sucesso. Ela gera maior quantidade de visitas de forma totalmente gratuita.

Para obter êxito na sua estratégia, utilize o SEO em todas as páginas da sua loja virtual. Por exemplo: desde a descrição dos produtos até à gestão do blog com artigos de dicas para utilização dos seus produtos. Depois, é imprescindível checar os resultados, que costumam aparecer depois de 3 meses. O ideal é otimizar a URL das páginas, o título e a meta description, a velocidade de carregamento, a responsividade, o design e a estrutura de informação. Lembre-se de utilizar links internos para relacionar as páginas do seu site entre si, além de escolher as palavras-chave adequadas.

Se você deseja ter um e-commerce de sucesso e não sabe como implantar as estratégias de marketing digital, conte com a Trii! Somos uma agência de marketing digital que ajuda pequenas e médias empresas a venderem mais pela internet. Nossos profissionais são especialistas em propor soluções eficientes para toda a demanda de marketing digital que seu negócio precisa para alavancar as vendas. Portanto, não perca tempo! Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços.