Por Agência Trii
04 de junho de 2018

Visto os recentes escândalos que envolveram o Facebook nos últimos meses com o vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários a fim de serem utilizados na campanha política de Donald Trump, uma versão do Facebook pago poderia ser uma alternativa para internautas que se preocupam com sua privacidade na rede e captação das suas informações pessoais.
Após Mark Zuckerberg prestar depoimento sobre o caso Cambridge Analytica no Congresso dos Estados Unidos, muito se especula sobre a possibilidade do Facebook pago se tornar uma realidade. Na ocasião, ao ser questionado pelo senador Orrin Hatch se o Facebook continuará gratuito, o CEO da rede social respondeu: “Sempre haverá uma versão do Facebook que será gratuita”, dando a entender que alguma versão paga da plataforma poderá ser criada.

Se isso for mesmo acontecer, como funcionará esta nova versão? Quais as vantagens? Como será mensurado o preço da assinatura? A Trii te conta tudo sobre o assunto no artigo abaixo. Confira, a seguir.

 

Como funcionaria o Facebook pago?

Funcionamento do Facebook pago

Indiscutivelmente, o Facebook sustenta-se com a publicidade de diversos anunciantes, tendo gerado 40 bilhões de dólares apenas em 2017. Ao que tudo indica, o Facebook pago seria uma boa opção para aqueles usuários que não querem ver anúncios nos seus feeds de notícias da plataforma, evitando, assim, que seus dados sejam computados pelas empresas anunciadas.
De acordo com o Tecnoblog, o Facebook sabe que muitos usuários abandonam a rede social por conta do excesso de publicidade, porém várias pesquisas internas sobre a versão paga da plataforma foram feitas e concluiu-se que grande parte dos usuários não aceitaria pagar pelo serviço do Facebook, já que sempre foi gratuito.

Como seria mensurado o valor da versão paga?

Se a versão do Facebook pago for adiante, quanto você estaria disposto a pagar para navegar na maior rede social do mundo sem a exibição de anúncios?
De acordo com o site TechCrunch, essa edição “premium” da rede social poderia custar entre US$ 7 e US$ 14 por mês ou entre R$ 23 a R$ 47 para os brasileiros. Isso é equivalente a US$ 168 ou R$ 572 por ano.
Os preços das mensalidades seriam pensados para substituir os lucros gerados por esses usuários com a publicidade das empresas para os internautas, visto que a renda gerada com anúncios na plataforma é altíssima.

Questões importantes acerca da nova versão

Questões do Facebook pago

Empoderamento dos usuários

A possibilidade do Facebook pago ofereceria empoderamento aos usuários da rede social, já que o poder da liberdade de escolha entre ficar na plataforma gratuita ou migrar para a paga ficaria nas mãos de quem realmente se beneficiaria com isso (os internautas). Se pra você a versão atual é satisfatória e a exibição dos anúncios não te incomoda, pode permanecer na versão gratuita. Se você não aguenta mais o excesso de publicidade no Facebook, pode começar a utilizar a versão por assinaturas.

 

Gerenciamento de dados pessoais

Como seria tratado o gerenciamento de dados pessoais dos usuários que não migrariam para a nova versão? Quem não tiver condições de pagar a possível assinatura mensal, continuará a ter sua privacidade exposta para as empresas? Essa é a questão que mais preocupa a maioria dos usuários da rede e, consequentemente, deve ser resolvida antes da implementação de uma possível versão do Facebook pago.

Impacto negativo

Caso a mudança realmente ocorra, será que a maioria dos usuários irá se interessar pela nova versão ou acontecerá um abandono geral do Facebook? Segundo as pesquisas realizadas que foram citadas anteriormente, não parece que os usuários irão aderir à nova opção da rede social. Zuckerberg terá que estudar muito se realmente quiser levar essa versão adiante.

Desde junho de 2017, o Facebook possui 2 bilhões de usuários, é considerado a maior rede social virtual do mundo e é gratuito. Até o momento, Mark Zuckerberg não se manifestou sobre a criação de uma versão paga.

Já pensou se essa versão do Facebook pago realmente for criada? Seria interessante, não? Visite o blog da Trii e fique por dentro de todas as novidades do mundo do marketing digital e das redes sociais.

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