Recentemente, o feed de notícias do Facebook passou por uma transformação que pode afetar o modo como as marcas anunciam na plataforma. Desde agosto de 2019, a rede social mais famosa do mundo fez algumas alterações no seu design. As mudanças incluem diminuição das proporções dos textos nas publicações e na altura máxima de mídia. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue lendo este artigo da Trii.
No início deste ano, a líder do aplicativo do Facebook, Fidji Simo, anunciou o lançamento de um novo design para a plataforma. Trata-se do FB5, um conceito criado para tornar a rede social mais simples, rápida, imersiva, com as comunidades no centro da experiência. A ideia é facilitar a localização do que os usuários procuram, além de priorizar os recursos mais usados.
Assim sendo, a partir do dia 19 de agosto de 2019, foram implementadas algumas alterações na aparência do feed de notícias do Facebook. Em geral, as postagens na página e os anúncios no celular se adequaram à nova aparência do design anteriormente divulgada por Simo.
A primeira mudança no feed de notícias do Facebook diz respeito à visualização do conteúdo das postagens. A exibição do tamanho do texto principal diminuiu!
Antes, os posts exibiam a opção “ver mais” para que um conteúdo completo fosse visualizado com 7 linhas do texto. Agora, somente 3 linhas do texto serão exibidas para os usuários de dispositivos móveis. Ou seja, após esse limite, será necessário clicar no botão do “ver mais” para visualizar o post na íntegra.
Além das linhas de textos visíveis nos posts, a altura máxima de mídias para fotos e vídeos também será reduzida.
O Criativo, ferramenta do Facebook que permite testar formatos de anúncios, suportava imagens e vídeos com 2:3 ou outras proporções. Agora, a proporção de espectro mais alta permitida para imagens sem links e vídeos é 4:5 (Retrato).
Além disso, o tamanho mínimo recomendado é 480 x 600 pixels. Ou, ainda, podem ser usadas as medidas indicadas pelo Facebook e Instagram (1080 x 1350 pixels).
A partir de agora, as mídias publicadas em proporção mais alta que 4:5 serão mascaradas no feed de notícias do Facebook para celular. Ou seja, todos as postagens devem ser feitas em formato vertical para que não sejam cortadas pela plataforma.
Ambas as mudanças no feed de notícias do Facebook visam aumentar a eficácia dos anúncios e facilitar o uso dos recursos. Além, é claro, de promover maior aproveitamento do espaço disponível no feed para posts orgânicos.
A princípio, o novo design foi criado para atender a versão mobile da plataforma. O principal objetivo é melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. A previsão de chegada das mudanças na versão desktop deve ocorrer nos próximos meses.
E aí, gostou da novidade? Então, visite o blog da Trii e fique por dentro de tudo o que acontece no universo das redes sociais e do marketing digital. Lá, você encontra assuntos relacionados a este. Por exemplo: itens necessários para fazer uma postagem no Facebook perfeita, fim dos likes no Instagram e seu impacto no engajamento e dicas para o conteúdo do Instagram Stories.
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…