Categorias: Mídias Sociais

Mudanças no feed de notícias do Facebook em meados de 2019

Recentemente, o feed de notícias do Facebook passou por uma transformação que pode afetar o modo como as marcas anunciam na plataforma. Desde agosto de 2019, a rede social mais famosa do mundo fez algumas alterações no seu design. As mudanças incluem diminuição das proporções dos textos nas publicações e na altura máxima de mídia. Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue lendo este artigo da Trii.

Conheça as mudanças no feed de notícias do Facebook

No início deste ano, a líder do aplicativo do Facebook, Fidji Simo, anunciou o lançamento de um novo design para a plataforma. Trata-se do FB5, um conceito criado para tornar a rede social mais simples, rápida, imersiva, com as comunidades no centro da experiência. A ideia é facilitar a localização do que os usuários procuram, além de priorizar os recursos mais usados.

Assim sendo, a partir do dia 19 de agosto de 2019, foram implementadas algumas alterações na aparência do feed de notícias do Facebook. Em geral, as postagens na página e os anúncios no celular se adequaram à nova aparência do design anteriormente divulgada por Simo.

Menos linhas expostas no texto principal

Para visualizar o restante do texto é necessário clicar em “ver mais”

A primeira mudança no feed de notícias do Facebook diz respeito à visualização do conteúdo das postagens. A exibição do tamanho do texto principal diminuiu!
Antes, os posts exibiam a opção “ver mais” para que um conteúdo completo fosse visualizado com 7 linhas do texto. Agora, somente 3 linhas do texto serão exibidas para os usuários de dispositivos móveis. Ou seja, após esse limite, será necessário clicar no botão do “ver mais” para visualizar o post na íntegra.

Altura máxima de mídia para fotos e vídeos

Anúncio publicado na nova proporção na vertical (4:5)

Além das linhas de textos visíveis nos posts, a altura máxima de mídias para fotos e vídeos também será reduzida.
O Criativo, ferramenta do Facebook que permite testar formatos de anúncios, suportava imagens e vídeos com 2:3 ou outras proporções. Agora, a proporção de espectro mais alta permitida para imagens sem links e vídeos é 4:5 (Retrato).

Além disso, o tamanho mínimo recomendado é 480 x 600 pixels. Ou, ainda, podem ser usadas as medidas indicadas pelo Facebook e Instagram (1080 x 1350 pixels).

A partir de agora, as mídias publicadas em proporção mais alta que 4:5 serão mascaradas no feed de notícias do Facebook para celular. Ou seja, todos as postagens devem ser feitas em formato vertical para que não sejam cortadas pela plataforma.

Objetivo e impacto das alterações

Ambas as mudanças no feed de notícias do Facebook visam aumentar a eficácia dos anúncios e facilitar o uso dos recursos. Além, é claro, de promover maior aproveitamento do espaço disponível no feed para posts orgânicos.

A princípio, o novo design foi criado para atender a versão mobile da plataforma. O principal objetivo é melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. A previsão de chegada das mudanças na versão desktop deve ocorrer nos próximos meses.

E aí, gostou da novidade? Então, visite o blog da Trii e fique por dentro de tudo o que acontece no universo das redes sociais e do marketing digital. Lá, você encontra assuntos relacionados a este. Por exemplo: itens necessários para fazer uma postagem no Facebook perfeita, fim dos likes no Instagram e seu impacto no engajamento e dicas para o conteúdo do Instagram Stories.

Compartilhe

Artigos recentes

Marketing de posicionamento: um guia para pequenas empresas

No artigo, a Agência Trii te mostra a importância do marketing de posicionamento para pequenas…

2 semanas atrás

Conheça 7 mentiras sobre SEO para não acreditar em 2025!

Quer começar bem o ano? Então, comece desacreditando nestas 7 mentiras sobre SEO, que a…

1 mês atrás

Sigla NEEATT: entenda o que é e o impacto da evolução no marketing!

Já ouviu falar na sigla NEEATT? No artigo, a Agência Trii explica para você. Confira…

1 mês atrás

SEO para pequenas empresas: saiba a importância!

Nesse guia, a Agência Trii explica a importância do uso de SEO para pequenas empresas!

3 meses atrás

Tendências do Marketing Digital para 2025: o que esperar?

Veja nesse artigo as novas tendências do marketing digital para 2025. Venha conferir com a…

4 meses atrás

Gestão empresarial: benefícios da inteligência artificial para empresas

Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…

5 meses atrás