Por Agência Trii
05 de maio de 2021

Existem vários índices de desempenho que precisam ser pensados e avaliados durante a execução do planejamento de marketing digital. Entre eles estão os KPIs e métricas. Apesar de serem essenciais, esses dois termos podem gerar muitas dúvidas por estarem bastante relacionados. Por conta disso, muitas vezes, acabam não sendo bem interpretados. Assim, saiba que a falta de compreensão deles prejudica futuros planejamentos e ações. Continue lendo este artigo que a Trii preparou para lhe ajudar!

Qual a diferença entre KPIs e métricas?

Métricas

Primeiramente, falaremos das métricas para que a compreensão fique mais fácil!

De uma forma simples de falar, as métricas são as informações de uma ação. Elas monitoram o comportamento do usuário dentro do site, blog ou loja. Apresentam, assim, os dados que formam a base da análise de performance. Dessa forma, por meio do resultado delas é possível verificar a necessidade de modificar ou não o planejamento feito.

Assim, as métricas aparecem nas seguintes opções:

  • visitas no site;
  • visitantes únicos;
  • taxa de rejeição e de cliques.

À vista disso, as métricas são comumente observadas pelos profissionais que trabalham com Google Analytics e Google Ads, ferramentas que ajudam análise de resultados no digital.

KPIs

Na imagem vemos representações de KPIs e métricas. Descubra a diferença entre eles neste artigo!

Key Performance Indicator ou KPI é o nome dado aos indicadores-chave de desempenho. Este índice é gerado a partir das métricas por meio de cálculos que o Google Analytics gera. Desta forma, o KPI aponta os resultados que foram obtidos de acordo com o que foi previamente estabelecido.

Podemos encontrar esse indicador nas seguintes categorias:

  • taxa de conversão de vendas;
  • tempo de permanência no site;
  • número de cadastros em bases de e-mail.

Além do marketing digital, o KPI pode ser aplicado em algumas áreas da empresa, como:

  • produtividade: aponta a relação entre a quantidade de atividades e o resultado que o funcionário produziu;
  • capacidade: conexão entre quanto tempo e quantos produtos foram produzidos;
  • qualidade: indica a satisfação do seu cliente;
  • estratégia: controle de despesas, objetivos e resultados.

Portanto, a principal diferença entre KPIs e métricas está em quando devem ser definidos e planejados. Sendo assim, o primeiro está relacionado com o desempenho do negócio e com os resultados. Já o segundo índice está voltado para os objetivos das campanhas e o comportamento dos usuários.

Qual a relação entre esses dois termos?

Observamos a melhora de KPIs e métricas. Você sabe a diferença entre eles? Confira no artigo!

Apesar de serem diferentes, o KPIs e métricas estão relacionados entre si e são codependentes. Ou seja, um precisa do outro para existir. Portanto, são essenciais para que um bom plano de marketing funcione como esperado. Por isso, saber interpretá-los corretamente é tão importante.

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