Existem vários índices de desempenho que precisam ser pensados e avaliados durante a execução do planejamento de marketing digital. Entre eles estão os KPIs e métricas. Apesar de serem essenciais, esses dois termos podem gerar muitas dúvidas por estarem bastante relacionados. Por conta disso, muitas vezes, acabam não sendo bem interpretados. Assim, saiba que a falta de compreensão deles prejudica futuros planejamentos e ações. Continue lendo este artigo que a Trii preparou para lhe ajudar!
Qual a diferença entre KPIs e métricas?
Métricas
Primeiramente, falaremos das métricas para que a compreensão fique mais fácil!
De uma forma simples de falar, as métricas são as informações de uma ação. Elas monitoram o comportamento do usuário dentro do site, blog ou loja. Apresentam, assim, os dados que formam a base da análise de performance. Dessa forma, por meio do resultado delas é possível verificar a necessidade de modificar ou não o planejamento feito.
Assim, as métricas aparecem nas seguintes opções:
- visitas no site;
- visitantes únicos;
- taxa de rejeição e de cliques.
À vista disso, as métricas são comumente observadas pelos profissionais que trabalham com Google Analytics e Google Ads, ferramentas que ajudam análise de resultados no digital.
KPIs
Key Performance Indicator ou KPI é o nome dado aos indicadores-chave de desempenho. Este índice é gerado a partir das métricas por meio de cálculos que o Google Analytics gera. Desta forma, o KPI aponta os resultados que foram obtidos de acordo com o que foi previamente estabelecido.
Podemos encontrar esse indicador nas seguintes categorias:
- taxa de conversão de vendas;
- tempo de permanência no site;
- número de cadastros em bases de e-mail.
Além do marketing digital, o KPI pode ser aplicado em algumas áreas da empresa, como:
- produtividade: aponta a relação entre a quantidade de atividades e o resultado que o funcionário produziu;
- capacidade: conexão entre quanto tempo e quantos produtos foram produzidos;
- qualidade: indica a satisfação do seu cliente;
- estratégia: controle de despesas, objetivos e resultados.
Portanto, a principal diferença entre KPIs e métricas está em quando devem ser definidos e planejados. Sendo assim, o primeiro está relacionado com o desempenho do negócio e com os resultados. Já o segundo índice está voltado para os objetivos das campanhas e o comportamento dos usuários.
Qual a relação entre esses dois termos?
Apesar de serem diferentes, o KPIs e métricas estão relacionados entre si e são codependentes. Ou seja, um precisa do outro para existir. Portanto, são essenciais para que um bom plano de marketing funcione como esperado. Por isso, saber interpretá-los corretamente é tão importante.
Conte com uma agência de marketing digital
Conheça a Trii! Nós somos uma agência de marketing digital e estão sempre atentos ao desempenhos dos KPIs e métricas dos nossos clientes. Os nosso profissionais estão sempre atentos, além de muito bem formados para interpretar estes índices de maneira correta. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços!
Gostou do nosso conteúdo? Então, confira mais algumas dicas para o seu negócio que separamos: