Por Agência Trii
05 de outubro de 2016

O marketing digital não é apenas mais uma tendência; ele já é uma realidade cada vez mais aplicada em diversos países. No Brasil, de maneira especial, o alto número de usuários da internet permite que essa forma de marketing seja ainda mais utilizada e aproveitada pelos empresários, principalmente quando as empresas estão disponíveis em mobiles (entenda melhor sobre isso neste nosso artigo).

marketing digital

Por mais que grande parte das empresas já tenham considerado se inserir no mundo digital e, de fato, busquem fazer isso de maneira eficaz, uma dúvida bastante recorrente é: quanto devo investir em marketing digital para que isso me traga um bom retorno? O orçamento na área é algo bastante obscuro para as pessoas que não estão acostumadas a lidar com ela e, muitas vezes, pode até fazer com que alguém desista por achar que será demasiadamente custoso.

No entanto, investimentos em marketing digital estão entre os mais baixos e que mais rendem lucros, se comparados às formas de divulgação mais tradicionais. Portanto, leia a seguir nossas dicas para que você possa definir o melhor orçamento para a sua empresa.

Dicas para definir o orçamento de marketing digital

Considere o retorno

Muitas vezes, o orçamento de marketing digital é calculado a partir do lucro e do número de vendas mensais da empresa. No entanto, para esse caso, estabelecer o orçamento a partir das vendas não é a melhor opção.

Imagine uma situação em que haja uma loja pequena, criada há poucos meses e que está no início de seu crescimento. Ela ainda não apresenta um alto número de vendas e, para melhorar esse cenário, decide investir em marketing digital. Para esse caso, a melhor forma de avaliar o orçamento é a partir das expectativas de retorno, e não pelo lucro sobre vendas já obtido até o dado momento. Após esse investimento, as vendas provavelmente irão aumentar e, depois de um tempo, esse orçamento poderá sim ser estipulado a partir do lucro.

Não fique engessado

É muito importante ter em mente que, por mais que tentemos estabelecer um valor fixo, não é legal deixar o orçamento de marketing digital muito engessado. De fato, isso é um pouco complicado, principalmente para empresas maiores. No entanto, a área do marketing lida diretamente com o público e existem situações em que o orçamento deve ser elevado para aproveitar melhor a campanha. Os resultados devem ser muito bem analisados para que os orçamentos dos meses seguintes sejam estipulados da melhor forma.

Tomemos como exemplo o seu investimento no Facebook. Se for produzido um conteúdo muito bom e que sua equipe estima um grande engajamento por parte dos seguidores, é válido aumentar o valor de promoção daquela postagem para que ela seja melhor aproveitada e gere mais retorno para a sua empresa. Ou seja, você deve, sim, estabelecer um valor para o marketing digital da sua empresa, mas deve saber avaliar quando esse orçamento deve passar por alterações.

Procure entender mais sobre o assunto

Um dos maiores erros de quem estabelece o orçamento do marketing digital das empresas é não ter conhecimentos sobre a área, e não ter a noção de como aquele dinheiro será aproveitado. Saber o que está se passando no mundo digital é muito importante para que você possa estimar mais precisamente o quanto deve investir. Ser um usuário das plataformas já é um passo para que você entenda como funciona e possa prever os resultados de um bom orçamento. Mas, isso não é o suficiente para entender, de maneira integral, como funcionam as ferramentas de promoção, por exemplo. Tente pesquisar sobre o assunto e entender como funcionam esses mecanismos e de que maneira o seu orçamento pode ser aplicado. No nosso blog, você pode encontrar diversos artigos que tratam sobre o assunto.

Consulte profissionais da área

Por mais que pareçam muito simples para serem usadas por qualquer pessoa, gerenciar as ferramentas de marketing digital, como os dispositivos do Google, por exemplo, não é fácil se você não tiver os conhecimentos técnicos necessários. Um profissional do ramo é a melhor pessoa para analisar o cenário da sua empresa, identificar os melhores segmentos a investir e traçar o caminho mais adequado para que o crescimento seja efetivo. A partir desses estudos, é possível realizar um escopo do projeto com os principais meios a serem investidos e que irão gerar retorno positivo para o seu negócio.

A Agência Trii te dá todo o suporte e direcionamento para definir seu orçamento de marketing digital, além de realizar o gerenciamento de campanhas e demais serviços relacionados a isso. Entenda melhor sobre como podemos ajudá-lo navegando por nosso site!

 

 

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