Desde 1º de julho de 2019, todos os sites são indexados através do Mobile First Index. A iniciativa do Google é dar prioridade no rankeamento dos sites que carregam corretamente em smartphones, tablets e qualquer outro tipo de dispositivo móvel. Essa regra põe em pauta a necessidade de adaptação das empresas que investem em publicidade online para o direcionamento do maior buscador do mundo. Leia este artigo até o final e veja como se adequar à nova realidade!
O Mobile First Index é a nova política de indexação de sites do Google. Em resumo, ela dá prioridade aos sites que possuem versão mobile no processo de indexação e rankeamento. A regra foi baseada no próprio comportamento do usuário, que mudou ao longo dos anos, principalmente com a evolução da internet.
Após muitas análises, o buscador percebeu que o número de pessoas que acessam sites ou faz buscas por smartphone é de 3 a cada 5 pesquisas. Além disso, o número de vendas geradas por meio de dispositivos móveis chega em 9 a cada 10. Ou seja, 90% dos contatos com as empresas são feitas pelo site, perfis em redes sociais ou aplicativos.
O Google percebeu a importância de direcionar seus esforços aos sites com versão mobile. A partir disso, o Mobile First Index surgiu e tornou-se totalmente importante na nova era do marketing digital!
Antes do lançamento do Mobile First Index, o Google indexava apenas sites no desktop, ou seja, pesquisas feitas por computadores. Com o surgimento dos smartphones e o gigantesco crescimento dessa navegação, o buscador começou a dar um destaque maior aos sites responsivos.
Apesar de terem o layout ajustado à tela dos dispositivos móveis, os sites responsivos não possuíam a mesma qualidade de informação. Antigamente, quando se acessava um site pelo computador, percebia-se que ele era mais completo, com recursos ricos e importantes para o usuário. Porém, quando se acessava o mesmo site pelo celular, a experiência não era a mesma.
Com o surgimento do Mobile First Index, o Google começou a indexar em primeiro lugar os sites mobile. Isto é, se o seu site responsivo estiver com os mesmos recursos disponíveis no desktop, o seu valor de rankeamento aumenta!
O Mobile First Index trouxe uma reflexão às empresas: se você tiver um site com versão mobile, a probabilidade de ficar à frente dos concorrentes aumenta. Dessa forma, é preciso ficar atento à estrutura do seu site. Versões mobile mais enxutas e com poucas informações podem perder posições na busca do Google. De agora em diante, a tendência é que o mobile tenha muito mais valor que o desktop!
As regras de otimização para mecanismos de buscas, chamadas de SEO, continuam as mesmas. Porém, é preciso ter atenção ao modo que você fará isso nas duas versões do seu site. Em suma, mobile e desktop devem apresentar as mesmas informações.
Veja o que você pode fazer para evitar divergências entre ambas as versões:
Você quer ter um site que se adeque ao Mobile First Index para ficar à frente da concorrência? Deixa que a gente resolve! A Trii é uma agência de marketing digital que pode ajudar você a ter um site responsivo, completo e único. Nossa missão é multiplicar leads, vendas e resultados. Ficou animado? Agende uma conversa e veja como faremos seu negócio ser notado na internet!
E aí, gostou do nosso artigo? No blog da Trii você encontra mais conteúdos sobre o universo do marketing digital. Separamos outros artigos que abordam SEO para você entender mais sobre esse assunto tão importante. Veja:
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…