Conheça nosso Blog
Mobile First Index

Mobile First Index: sites com versão para dispositivos móveis são prioridade do Google

Desde 1º de julho de 2019, todos os sites são indexados através do Mobile First Index. A iniciativa do Google é dar prioridade no rankeamento dos sites que carregam corretamente em smartphones, tablets e qualquer outro tipo de dispositivo móvel. Essa regra põe em pauta a necessidade de adaptação das empresas que investem em publicidade online para o direcionamento do maior buscador do mundo. Leia este artigo até o final e veja como se adequar à nova realidade!

Afinal, o que é o Mobile First Index?

Mobile First Index e os sites responsivos

O Mobile First Index é a nova política de indexação de sites do Google. Em resumo, ela dá prioridade aos sites que possuem versão mobile no processo de indexação e rankeamento. A regra foi baseada no próprio comportamento do usuário, que mudou ao longo dos anos, principalmente com a evolução da internet.

Após muitas análises, o buscador percebeu que o número de pessoas que acessam sites ou faz buscas por smartphone é de 3 a cada 5 pesquisas. Além disso, o número de vendas geradas por meio de dispositivos móveis chega em 9 a cada 10. Ou seja, 90% dos contatos com as empresas são feitas pelo site, perfis em redes sociais ou aplicativos.

O Google percebeu a importância de direcionar seus esforços aos sites com versão mobile. A partir disso, o Mobile First Index surgiu e tornou-se totalmente importante na nova era do marketing digital!

Como era a indexação de sites?

Indexação de sites com Mobile First Index

Antes do lançamento do Mobile First Index, o Google indexava apenas sites no desktop, ou seja, pesquisas feitas por computadores. Com o surgimento dos smartphones e o gigantesco crescimento dessa navegação, o buscador começou a dar um destaque maior aos sites responsivos.

Apesar de terem o layout ajustado à tela dos dispositivos móveis, os sites responsivos não possuíam a mesma qualidade de informação. Antigamente, quando se acessava um site pelo computador, percebia-se que ele era mais completo, com recursos ricos e importantes para o usuário. Porém, quando se acessava o mesmo site pelo celular, a experiência não era a mesma.

Com o surgimento do Mobile First Index, o Google começou a indexar em primeiro lugar os sites mobile. Isto é, se o seu site responsivo estiver com os mesmos recursos disponíveis no desktop, o seu valor de rankeamento aumenta!

Importância de ter uma versão mobile do site

O Mobile First Index trouxe uma reflexão às empresas: se você tiver um site com versão mobile, a probabilidade de ficar à frente dos concorrentes aumenta. Dessa forma, é preciso ficar atento à estrutura do seu site. Versões mobile mais enxutas e com poucas informações podem perder posições na busca do Google. De agora em diante, a tendência é que o mobile tenha muito mais valor que o desktop!

O que fazer para se adequar ao Mobile First Index

As regras de otimização para mecanismos de buscas, chamadas de SEO, continuam as mesmas. Porém, é preciso ter atenção ao modo que você fará isso nas duas versões do seu site. Em suma, mobile e desktop devem apresentar as mesmas informações.

Veja o que você pode fazer para evitar divergências entre ambas as versões:

  • os conteúdos, dados e funções devem ser idênticos e bem estruturados;
  • os dados devem ser estruturados especificamente de acordo com a versão, para que não haja falhas na indexação;
  • todo o conteúdo de SEO (título, meta descrição, etc) deve ser semelhante nas duas versões;
  • teste de compatibilidade e velocidade de carregamento devem ser realizados e verificados.

Crie seu site com a Trii!

Você quer ter um site que se adeque ao Mobile First Index para ficar à frente da concorrência? Deixa que a gente resolve! A Trii é uma agência de marketing digital que pode ajudar você a ter um site responsivo, completo e único. Nossa missão é multiplicar leads, vendas e resultados. Ficou animado? Agende uma conversa e veja como faremos seu negócio ser notado na internet!

E aí, gostou do nosso artigo? No blog da Trii você encontra mais conteúdos sobre o universo do marketing digital. Separamos outros artigos que abordam SEO para você entender mais sobre esse assunto tão importante. Veja:

Posts Recentes Categorias Tags