Todos sabemos que a imagem da marca na mente do consumidor é determinante para que ela seja indicada e mais pessoas comprem os produtos disponíveis. No entanto, quando nos voltamos para um tipo de perfil ao qual os esforços serão concentrados com o objetivo de gerar venda, estamos falando sobre a buyer persona. Ou seja, o consumidor ideal. Mas você sabia que também é possível transformar a marca em uma pessoa? O plano estratégico para isso deve priorizar valores, anseios, missão e mais traços que caracterizam a brand persona.
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Certamente você já se deparou com alguma marca que é representada por uma personificação, correto? No geral, a escolha do pertencimento ao sexo masculino ou feminino, neste caso, tem relação com o ramo atendido e o tom que está agregado.
Sendo assim, a brand persona pode ser definida como nada menos que uma forma simplificada da personalidade da marca. Na figura de um ‘’personagem’’ são implementados todos os valores que a empresa deseja que sejam percebidos e ligados a ela.
Vale destacar que, embora a brand persona passe por uma representação, ela não deve ser banalizada. Ou seja, estar além do que se considera comum na formação de um indivíduo. O ficcional não pode deixar de ser um gatilho que atraia potenciais consumidores. Por isso, precisa conversar com eles sem que esse elo pareça uma forma de ludibriá-los. Deste modo, o uso da personificação tem como propósito conquistar a admiração dos clientes.
A formação de uma brand persona depende do resultado de pesquisas internas e externas para garantir que as estratégias estejam de acordo com o resultado esperado. Isso nos remete ao primeiro aspecto da importância no momento em que a personificação completa se torna a principal ponte entre a empresa e o comprador.
No mundo em que vivemos, onde a internet nos abre um leque de oportunidades de acesso todos os dias, ter a brand persona definida é fundamental para reduzir distâncias. Sabe quando você desbloqueia a tela do seu celular e começa a conversar com um amigo sobre um novo aparelho que deseja comprar? A personificação da marca também é capaz de atender os clientes de sua empresa como um amigo.
O maior engajamento nos leva a outro patamar de importância: comunicação clara. Dentro do conceito de personificação, procura-se definir, sem variáveis confusas, o que a marca tem como aspectos mais importantes. Com isso, uma empresa que se apresenta como mais jovem tende a aproximar-se deste público e assim por diante.
Por fim, a relação humanizada é outra característica que está conceituada dentro da importância deste tema. O tratamento robotizado, com frases prontas e atendimento condicionado, não é entendido como conveniente para este caso.
O projeto de uma brand persona deve ser orientado de acordo com o público de interesse. Abaixo separamos os pontos principais que levam ao sucesso desta criação. Veja quais são.
Os pilares de uma marca são os ideais que servem de base para missão e valores de uma companhia. Deste modo, estão atrelados diretamente à postura que a marca terá diante de situações entendidas como negativas ou positivas. Por conta desse fator, devem estar presentes e coerentes em todas as ações movidas pela empresa, o que também inclui a comunicação.
A essência da marca é entendida como um registro de definição dela. Em função disso, pode ser declarada em uma frase ou série de palavras, onde fica explícito o que busca ser atingido pela existência da companhia.
Um exemplo é a Disney que tem por definição: família, entretenimento e diversão.
Missão é um critério de base para estipular brand persona. Ela explicita a razão pela qual a empresa foi formada e está presente no mercado.
Dentro desse conceito estão todas as estratégias de permeiam o direcionamento tomado pela empresa para atingir o resultado desejado.
A criação de uma personificação para a marca não pode dispensar a escuta do cliente. A empresa precisa se manter atenta às expectativas que são esperadas pela criação de um relacionamento humanizado.
O sucesso de um planejamento ideal está na montagem de uma boa estrutura de comunicação. Para isso, os gestores deverão observar qual será o tom de voz apresentado pela empresa. Outras estruturas também estão presentes nesta otimização. As separamos abaixo para que você possa conhecê-las:
Nossa agência de marketing digital em São Paulo conta com profissionais especializados. Desenvolvemos as melhores estratégias para que você possa obter melhores resultados com sua brand persona. Entre em contato conosco para conhecer mais informações sobre as soluções que a Trii oferece.
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