Por Agência Trii
07 de maio de 2020

Quando uma empresa pretende investir em presença no mundo digital, ignorar os mecanismos que o Google oferece é um erro de proporções grandiosas. Afinal, para mensurar resultados, estudar público e tudo que é necessário para uma marca crescer, como não contar com a empresa presente na vida de todos os usuários? O Google Search Console é umas das plataformas que vai ajudar a gerenciar as buscas e visibilidade que a sua página tem no maior buscador do mundo – o Google, claro. Acompanhe a leitura e veja como usá-lo!

Afinal, o que é e como funciona o Google Search Console?

pessoa acessando o Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma que otimiza e flexibiliza o trabalho realizado no mundo digital. Principalmente para aumentar a presença de um negócio na rede. Oferecido de forma gratuita pelo Google, é uma possibilidade de visualizar como os robôs do buscador visualizam a página do negócio na internet. Anteriormente era conhecido como Webmaster Tools. Hoje, a plataforma funciona de forma mais inclusiva para outros profissionais da área de marketing digital, por exemplo.

Recolhendo os relatórios do Google Search Console é possível avaliar o desempenho da página nos buscadores. Ou seja, será que ela está ocupando uma boa posição nas pesquisas? Caso negativo, as estratégias de SEO precisam ser revisitadas. A seguir, a Trii separou as principais ferramentas, relatórios e outras aplicabilidades do Google Search Console. Leia com atenção!

Conheça as ferramentas e relatórios

  • Identificação de quais sites linkam para as suas páginas;
  • dados de tráfego, resultados de pesquisa e o público que acessa;
  • correção de problemas na indexação (ou reindexação de conteúdo);
  • alertas para mudanças necessárias na página para melhorar seu desempenho;
  • relatório de AMP (Accelerated Mobile Pages);
  • status da pesquisa aprimorada;
  • mudança de endereço;
  • relatório de sitemaps.

E quais são as 4 principais métricas possíveis?

  1. Posição: é a análise em cima da posição ocupada pela sua página nos resultados de busca;
  2. CTR: ou Taxa de Cliques, tradução para Click Through Rate, compara as métricas de cliques e impressões. O resultado é a porcentagem de impressões que gera um clique;
  3. impressões: toda vez que um URL aparece nos resultados de busca do Google, conta-se uma impressão;
  4. cliques: ao aparecer nos resultados, o URL pode receber um clique, que leva automaticamente para sua página.

Passo a passo: usando o Google Search Console

página inicial do Google

  • Faça o login na plataforma do Google Search Console com sua conta Google e inicie a operação;
  • agora, adicione o domínio ou prefixo do URL desejado. Após isso, automaticamente o Google solicita uma verificação de propriedade (ou seja, você provar que é o dono da página). Siga os passos lendo as recomendações. Para quem usa Google Analytics, existe uma verificação mais rápida;
  • vá para a página inicial e observe a interface. No canto superior esquerdo, estão as propriedades. Na lateral, concentrados no menu, também à esquerda, estão as funcionalidades citadas anteriormente.

Conte com uma agência de marketing digital!

Você pode, sim, dar os primeiros passos no Google Search Console agora. Porém, para utilizar cada ferramenta em sua totalidade, o melhor é contar com uma agência de marketing digital. Conte com a Trii! Nossos profissionais têm as melhores soluções em SEO para o seu negócio crescer na internet.

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