“Quem você gostaria de impactar com as suas campanhas de marketing digital?”. Sem dúvidas, essa é a principal dúvida que permeia a mente de quem trabalha na área. Afinal, o público-alvo é um dos pilares da publicidade e do marketing como um todo. Nesse sentido, entender o que é buyer persona é determinante para o sucesso de ações de comunicação, principalmente no âmbito digital.
Continue a leitura para saber mais sobre essa importante técnica de conhecimento do público!
Primeiro, antes de entender o que é buyer persona, precisamos pontuar um fator importante. Um bom conteúdo é aquele feito para o público certo no momento em que ele mais precisa. Isso é o que gera valor para ele. E, para saber qual o público certo, recorremos à ferramenta buyer persona. Conheça seu conceito a seguir.
Buyer persona é uma ferramenta utilizada, principalmente, para auxiliar na produção de conteúdo e desenvolvimento de produtos. Nada mais é do que você criar um perfil semifictício do seu cliente ideal, ou seja, uma personagem para compreender melhor quem compra seu produto/serviço.
A definição de uma persona envolve uma descrição profunda com detalhes, hábitos e características do comprador ideal. Para ajudar a especificar essa personagem, é necessário coletar dados primordiais sobre hábitos de compra, informações pessoais, objetivos, motivações, trabalho, etc.
Ana Maria tem 34 anos, é advogada e reside em Niterói. É casada, possui 2 filhos e renda mensal de R$ 5.000,00. Por conta da sua rotina atribulada em função do seu emprego na cidade do Rio de Janeiro, passa a maior parte do tempo longe das crianças. Procura um local seguro e confiável para educar seus filhos. Tende a confiar mais em recomendações diretas de amigos e familiares.
Definir uma buyer persona para o seu negócio é primordial para criar ações de marketing mais assertivas e que realmente entreguem resultados positivos.
A representação do seu cliente ideal de forma humanizada e personalizada possibilita definir o tom certo do seu conteúdo para atingir aquela determinada persona. Além disso, ajuda a entender sobre quais assuntos você deve escrever, em qual momento e onde eles devem ser publicados.
Agora que você já sabe o que é buyer persona e quais são as vantagens de utilizá-la, chegou a hora de criar uma para o seu negócio. Veja como, a seguir.
Em primeiro lugar, devemos saber que uma buyer persona não é criada com base em suposições e palpites. Ou seja, esqueça o famoso “achismo” de uma vez por todas caso queira criar uma persona de qualidade. Todo o trabalho deve ser baseado em pesquisas, coleta de dados e entrevistas com clientes e prospects.
Pois, bem! Fazer entrevistas com seus clientes é a melhor forma de conhecê-los a fundo e definir sua persona. O primeiro passo é montar um roteiro com as perguntas certas para extrair as informações que você precisa para criar a persona.
Uma boa dica é separar as perguntas em categorias. Veja:
A partir das informações obtidas nas entrevistas, estruture as características que serão utilizadas para criar sua persona. Veja as principais:
Buyer persona criada, agora só falta compartilhar o resultado com sua equipe! Você pode disponibilizar o conteúdo em um arquivo Word e dar acesso às demais pessoas. Afinal, é importante que todos conheçam a personagem para a qual irão direcionar seus esforços.
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