Por Agência Trii
01 de agosto de 2019

A internet, hoje, possibilita diversas transações que há alguns anos não eram comuns. Por exemplo, a frequência de compra e venda nos e-commerces vem aumentando potencialmente ao longo do tempo (e a tendência é que só aumente nos próximos anos). Com isso, as pessoas estão cadastrando informações pessoais, como conta bancária e até cartão de crédito, a fim de facilitar o trâmite dessas compras. Consequentemente, a segurança nos sites passou a ser algo primordial. Esse é apenas um dos exemplos para quem cobra tanto por ambientes virtuais seguros.

O HTTPS serve como uma “garantia de segurança” de um site – muito embora, além disso, gere também benefícios para a experiência do usuário e mesmo para SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas).

Neste artigo, explicaremos para você o que é HTTPS e qual sua relação com a segurança na Internet. Boa leitura!

Cadeado escrito "https://" sobre um teclado de computador

Saiba o que é HTTPS e sua importância

Definição

Basicamente, HTTPS é uma sigla para o que, na tradução de inglês para português, representa o Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Ele cria um selo de segurança que assegura usuários de cadastrarem suas informações. Ou seja, é um elo de responsabilidade e integridade assumido entre servidor e usuário.

Dessa forma, golpes e escutas ilegais sobre os dados transferidos são evitados.

Origem

Se você quer saber não apenas o que é HTTPS, mas também quando ele surgiu, a gente conta!

Criado em 1994 pela Netscape, o protocolo referido foi idealizado para o servidor da empresa. Hoje em dia, tornou-se símbolo de um site seguro, passando credibilidade e confiança para troca de informações. Do inglês Hyper Text Transfer Protocol Secure, o termo representa a camada extra e intransferível de segurança embasada no protocolo SSL/TLS.

Funcionamento

O protocolo criptografado focado em comunicação aumenta a segurança de todos os dados que são transferidos. Isso, basicamente, é a explicação mais sólido para quem deseja saber o que é HTTPS.

Em seu funcionamento, estão as regras aplicadas ao servidor que hospeda um site e também ao computador/celular/dispositivo que acessa. Essa segurança é disseminada em aparelhos que acessam por meio de redes wireless (sem fio, o Wi-fi).

A compreensão dos textos cifrados (criptografia) é exercida por pessoas autorizadas. Ou seja, suas informações chegarão apenas a quem, de fato, devem chegar. Sem riscos de ataques cibernéticos.

Em suma, a mudança notável aos usuários exercida pelo HTTPS está na URL. Em vez do domínio ser antecedido por “http://” entra, em seu lugar, o prefixo “https://” e um cadeado verde. Essa simbologia é inteiramente para representar segurança e confiabilidade.

Na prática, o protocolo também é uma garantia de que o site acessado não é uma cópia. Tornando-se, então, um certificado de autenticidade.

Para adotar essa medida de segurança e fugir da estatística do Brasil de ser o oitavo país com mais fraudes na internet, sua empresa precisa entender o que é HTTPS e adotá-lo. Em prol desse benefício, você deve seguir o seguinte passo a passo de 9 etapas:

  1. garantir o certificado SSL;
  2. validar suporte HTTPS de recursos externos;
  3. planejamento da migração de protocolo;
  4. habilitar protocolo HTTPS;
  5. instalar certificado SSL;
  6. atualizar recursos externos e internos e links internos para HTTPS;
  7. inserir versão HTTPS no Search Console;
  8. redirecionar HTTP para HTTPS;
  9. habilitar suporte HTTP/2 e HSTS.

SSL/TSL

A ferramenta SSL (Secure Sockets Layer) e o protocolo TSL (Transport Layer Security) são indispensáveis para quem deseja um site seguro. Quando um site não possui o alinhamento a esses elementos, se torna muito mais vulnerável a ataques virtuais. Consequentemente, pode acabar afastando o público que poderia consumir dos serviços e produtos mediante transferência de dados e informações.

Basicamente, é com a ausência do TSL que hackers e crackers conseguem invadir a comunicação entre site e servidor. Os dados são passados sem criptografia e são facilmente roubados.

Qual é a diferença entre HTTP e HTTPS?

Sites que contam com o protocolo HTTP permitem que as informações sejam interceptadas. É nessa hora que hackers aproveitam e visualizam aquilo que coloca seu site e usuários em perigo.

Em uma analogia, podemos pensar numa ligação telefônica quando é invadida por uma terceira pessoa que pode ouvir toda a conversa. A diferença é que, com os dados fornecidos aos sites, esses usuários podem colocar a conta bancária à mercê de fraudes.

Já o HTTPS, como vimos anteriormente, é um protocolo válido para um site na internet. Na verdade, ele se tornou uma verdadeira solução para quem almeja proteção, credibilidade e até aumentar os acessos.

Como cada vez mais usuários estão conscientes de que só devem confiar seus dados pessoais a sites seguros, investir na segurança do seu site se tornou também um sinônimo de investimento na captação de leads. Tudo que propicia uma experiência do usuário adequada pode levar a negociações que, no final, podem gerar receita. Por essa razão, o protocolo HTTPS é extremamente importante, principalmente, para sites e-commerce.

Https no campo de navegação

E como HTTPS e SEO se relacionam?

Obviamente, você deseja que seu site ranqueie entre as primeiras posições nas buscas do Google, certo? Isso quer dizer que quando usuários pesquisarem por termos próximos aos seus serviços, você almeja que o seu conteúdo seja um dos resultados exibidos.

Para o feito supracitado acontecer, os mecanismos de busca precisam avaliar quais sites oferecem a melhor experiência para o usuário. Dentro dessa pauta, encontra-se a segurança, um dos principais tópicos. Tanto que o próprio Google recomenda que os sites utilizem o HTTPS! Experimente acessar um site sem HTTPS no navegador Chrome e você verá avisos de “site não seguro”.

Portanto, se você busca seguir as regras de SEO, ter um site seguro é essencial para alavancar seu site e performar melhor nos rankings orgânicos.

Além disso, essa pode ser uma oportunidade de realmente se destacar de seus concorrentes. Pesquisas recentes revelam que nem 20% da internet brasileira aderiu ao HTTPS.

Não deixe que seu site siga pela insegurança e outros riscos de fraudes virtuais. Faça a transferência de protocolos e agregue todos os benefícios citados neste artigo.

 

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