O Google Trends é uma vertente do Google que conduz o usuário a ter uma melhor experiência em sua busca. Isso é feito por meio de um mecanismo que disponibiliza ao produtor de conteúdo exatamente aquilo que está sendo mais pesquisado. De tal maneira, isso possibilita que toda a estratégia seja voltada para estes assuntos, contribuindo para uma boa performance. Continue a leitura deste artigo para entender os motivos de usar o Google Trends no Marketing Digital.
Antes de falarmos a respeito do Google Trends no Marketing Digital, precisamos esclarecer seu funcionamento. Apesar de servir como uma plataforma bastante eficaz para o marketing de conteúdo, ela não exclui outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave. Alguns exemplos são: o Google Adwords, SEMrush e Ubersuggest.
O resultado das pesquisas realizadas no Google Trends é levantado em formato de gráfico, em que é possível observar todas as variações de interesse do público. Além disso, ele também entrega onde foi realizada a pesquisa, sites de buscadores ou outros como o Youtube, o tempo e localização. De tal modo, fica fácil traçar um perfil sobre o comportamento do usuário e o que ele espera.
Nesta medida, após a busca ter sido analisada no Google Trends, o conteúdo pode ser produzido de acordo com a necessidade apresentada. Por isso, ele possibilita que os temas desenvolvidos sejam aqueles que estejam em ascensão de buscas. Assim, as pautas tendem a responder melhor às buscas feitas pelos usuários e conquistar maior credibilidade.
Como já falamos anteriormente, muitas são as vantagens de utilizar o Google Trends no Marketing Digital. O conjunto de todas elas contribui para que as estratégias adquiram uma boa performance junto ao usuário e sua busca.
Na sequência, separamos 4 motivos para que você inclua este método no planejamento de sua empresa. Veja quais são.
Produzir conteúdo que gere engajamento é um dos principais desafios a serem vencidos no Marketing Digital. Por isso, ao fornecer ideias e destacar as intenções do usuário, o Google Trends garante um lugar de prestígio. Assim, não somente os textos, mas também todo o conteúdo disposto na página do site tende a ter mais segurança quanto a sua finalidade de produção.
De tal forma, pensa-se naquilo que o usuário deseja saber antes de dar início à elaboração de pautas com o objetivo de melhorar a experiência deste no site.
Outro importante fator que colabora para a aplicação do Google Trends no Marketing Digital é a análise de interesses. Com base na análise de perfil de comportamento, que já citamos anteriormente, e nos resultados, é possível entender a repercussão de um determinado assunto. Ou seja, em qual período do ano ele é mais buscado, qual é a faixa etária das pessoas que buscam sobre ele, a que nível regional ele se enquadra e muito mais.
Uma vez que a análise de interesse é alinhada com antecedência, a produção de conteúdo consegue ter espaço para criar o planejamento. Isso é, tanto em campanhas, por meio dos links patrocinados, quanto na previsão do calendário de produção editorial.
Um fator disponibilizado pelo Google Trends que melhora o potencial de conversão é o foco nas tendências. Com elas, os produtores de conteúdo terão a chance de conhecer quais são as palavras-chave mais pesquisadas pelos consumidores do segmento.
Assim, esta terceira razão de implementar o Google Trends no Marketing Digital torna-se benéfica para quem investe no modelo e-commerce, haja vista que propõe a construção de uma essência pautada nas possíveis novidades a serem trabalhadas dentro do site. Um exemplo característico disso é o ajuste de uma nova função em uma página já existente.
Com o Google Trends, o acesso às mais variadas palavras-chave já buscadas é facilitado.
Em vista disso, uma outra razão para utilizá-lo é a possibilidade de definir qual delas é mais forte para ser destaque e as demais para atuarem como vertentes da primeira. De tal modo, os sinônimos se enquadram como modos diferentes de impactar diversos tipos de público que possuem o hábito de consumir seu produto ou serviço.
A comparação entre termos, neste sentido, contribui para:
Viu como usar o Google Trends no Marketing Digital tende a agregar inúmeros benefícios para sua empresa? Conte com a Trii para exercer uma boa performance. Nossa Agência de Marketing Digital exerce todas as estratégias para que a sua empresa atinja o sucesso. Faça seu orçamento conosco e inicie sua trajetória rumo à conquista de leads incríveis!
Em nosso blog, confira o conteúdo que já produzimos para você:
Entenda como aproveitar os benefícios da inteligência artificial para empresas e aumentar os resultados com…
Com dificuldade para dominar as buscas online com marketing de conteúdo? Aprenda tudo neste artigo…
Aprenda como se deve usar as redes sociais para empresas de pequeno porte impulsionarem seus…
Quer aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes? Nesse artigo, confira quanto custa anunciar no…
Consegue entender para que serve o copywriting no marketing digital? Onde se aplica? Confira essas…
Quer saber quais são as métricas de marketing mais importantes na sua empresa? A Trii…