Por Agência Trii
31 de julho de 2024

Sabemos que a maioria dos donos de negócios tem uma preocupação em comum: aparecer no Google. Anunciar na plataforma é uma estratégia muito poderosa quando se fala em aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair mais clientes. No entanto, antes de mergulhar de cabeça nas campanhas, é crucial entender como funcionam os anúncios e entender todos os custos envolvidos. Neste artigo, a Trii explica tudo o que você precisa saber sobre quanto custa anunciar no Google e como investir de forma eficaz. Continue lendo para saber como obter os resultados desejados e alavancar seu negócio!

O que é e quanto custa para anunciar no Google Ads?

O Google Ads é um dos principais serviços de publicidade online, ele utiliza um sistema de leilão para determinar o custo dos anúncios. Explicando de maneira resumida, quem paga mais por determinada palavra-chave é quem vai ficar em primeiro. Para entender quanto custa para anunciar no Google, você precisa entender primeiro os principais fatores que vão determinar o preço:

  • palavras-chave: sua escolha é fundamental para determinar o sucesso do seu anúncio. Palavras-chave populares e competitivas tendem a ter um custo por clique (CPC) mais alto;
  • qualidade do anúncio: o Google avalia a relevância e a qualidade do seu anúncio através do Índice de Qualidade. Anúncios com maior qualidade vão performar melhor e podem pagar menos por cliques;
  • concorrência: a demanda por determinadas palavras-chave pode aumentar os preços, especialmente em setores competitivos;
  • localização e Dispositivos: O custo por clique pode variar dependendo da localização geográfica do usuário e do dispositivo usado para acessar o anúncio.

Como calcular seu orçamento?

Uma das vantagens de investir no Google Ads é que ele funciona com praticamente qualquer orçamento: o valor vai depender da disponibilidade da sua empresa. Para determinar quanto investir em Google Ads, você deve levar em consideração alguns pontos, como objetivo da campanha, público e concorrência, e as principais métricas de marketing que vão determinar o preço da campanha. 

O primeiro passo é definir uma meta clara e um objetivo de campanha para que você possa calcular o retorno sobre o seu investimento (ROI). Também é fundamental estabelecer um limite diário que esteja dentro do seu orçamento, evitando gastos extras ao final do mês. Entenda que uma parte do orçamento total deve ser reservada para testar diferentes estratégias e otimizar continuamente suas campanhas para melhores resultados. 

Entenda os tipos de custos

Além de entender quanto custa anunciar no Google, você precisa conhecer como é a cobrança e os tipos de custo. O Google Ads não cobra pela exibição do anúncio, mas sim por cliques e ligações, por exemplo. Ou seja, você só será cobrado quando alguém interagir com o seu anúncio de alguma das formas que mostraremos a seguir:

  • Custo por clique (CPC): como sugere o nome, você será cobrado toda vez que um usuário clicar no seu anúncio e for redirecionado para a sua página;
  • Custo por aquisição (CPA): é o valor que você vai pagar quando houver conversão no anúncio, geralmente, é configurado para ações de venda;
  • Custo por visualização (CPV): se aplica apenas a campanhas de vídeo e a cobrança é feita por cada visualização;
  • Custo por mil (CPM): é a cobrança a cada mil impressões que o anúncio atinge. 

Conheça 4 estratégias para maximizar seu investimento

O Google Ads está sempre atualizando suas métricas e funcionalidades. Não basta apenas definir o orçamento e utilizá-lo na plataforma. Além de saber quanto custa anunciar no Google, é necessário entender como utilizar o seu investimento da melhor maneira, tornando a sua campanha otimizada e muito mais eficaz. Confira algumas dicas: 

1) Pesquisa de palavras-chave

Use ferramentas como o Planejador de Palavras-Chave do Google para identificar palavras-chave relevantes e com bom potencial de retorno. Essa escolha vai determinar não só o custo, como outros requisitos como: a concorrência e qualidade do seu anúncio.  

2) Segmentação

Segmentar seu público-alvo com precisão pode ajudar a aumentar a relevância dos seus anúncios e reduzir custos, bem como melhorar o índice de qualidade – que é um fator importante no Google Ads – e atingir resultados mais assertivos. 

3) Análise de dados

Acompanhe regularmente o desempenho das suas campanhas e ajuste suas estratégias com base nos dados coletados, isso vai te fornecer insights e informações úteis para otimizar as campanhas e desenvolver novas estratégias. 

4) Landing pages 

Garanta que suas landing pages estejam alinhadas com o anúncio e ofereçam uma experiência de usuário positiva. Desenvolver landing pages específicas aumentam as chances de sucesso da campanha e potencializam o retorno. 

Quer saber ainda mais sobre Google Ads? Conte com a Trii! 

As razões para investir em Google Ads são incontáveis. E agora que você já entendeu quanto custa anunciar no Google, comece a sua jornada com a Trii. Somos uma agência de marketing digital do RJ e oferecemos um serviço completo e especializado de Gestão de Google Ads para quem deseja alcançar resultados positivos em suas campanhas de publicidade online! 

Pronto para começar a anunciar no Google de maneira eficiente? Nossos profissionais estão prontos para te ajudar a alcançar seus objetivos no Marketing Digital. Entre já em contato conosco!