As redes sociais já fazem parte do dia de qualquer pessoa, não importa a idade. É através delas que as pessoas mantém contato com amigos, familiares e até marcas. Não à toa o mercado de influenciadores cresceu tanto. Por isso é tão importante que você entenda como usar as redes sociais para empresas. Afinal, sua marca quer aparecer nesses espaços de forma positiva, gerando vendas. E não estamos falando de seguidores, pois são métricas de vaidade, estamos falando de dinheiro, de geração de lucro. Ficou interessado? Continue lendo e mude a forma que seu negócio lida com as redes sociais!
Vamos começar com as principais dúvidas
Perfil de redes sociais para empresas é igual ao perfil pessoal?
Não! E isso precisa estar muito claro para você. O que você publica no perfil pessoal (para uso pessoal) é diferente do que publica nas redes sociais para empresas. Isso porque o público é diferente e o que interessa a eles também muda.
Devo colocar conteúdo meu?
Depende! Ter uma ou mais pessoas como rosto da marca é bom para deixar o perfil humanizado e aproximar o público. Mostrar os bastidores da empresa também ajuda nisso. Mas, em geral, o que você mostra de você deve ter relação com o seu negócio. Por exemplo, a Trii é uma agência de marketing digital então nosso público não quer ver o dono da agência na praia, por exemplo. Mas mostrar ele em uma reunião de time ou evento é interessante.
Preciso ter todas as redes sociais para empresas que existem?
Não, você precisa estar apenas onde seu público está! Para tal é importante descobrir quem é seu público, o que ele gosta e quais redes sociais ele prefere. Por exemplo, se seu público gosta do Instagram, não adianta você investir tempo e dinheiro com conteúdo no Linkedin.
Agora que respondemos as principais dúvidas que recebemos, vamos para as dicas! É hora de colocar a mão na massa.
5 dicas de como usar as redes sociais para empresas
1- Tenha um perfil completo
Em primeiro lugar, não vai adiantar de nada utilizar várias redes sociais para empresas sem dedicar um tempo do seu dia para fazer atualizações, acompanhar todas as publicações e responder ativamente seus clientes por meio de mensagens e comentários. Você deve alimentar a sua página com conteúdos relevantes e interessantes relacionados ao seu nicho ou sua área de atuação. Além do mais, você precisa estar sempre disponível para receber e responder todas as críticas sobre seu produto, bem como responder às dúvidas que possivelmente vão aparecer.
2- Tenha um objetivo
É interessante também ter transparência e dominar os assuntos sobre os quais você vai publicar. É necessário deixar bem claro a área de atuação de sua empresa, o que ela oferece e quem são os profissionais responsáveis pelo setor de comunicação da instituição. Caso a sua empresa restrinja os conteúdos apenas para assuntos relacionados ao seu campo de atuação, não terá qualquer possibilidade de cometer erros em suas publicações e com isso, o seu cliente terá mais confiança.
Não utilize as redes sociais para empresas para responder mensagens de seus clientes de maneira padronizada. Os usuários querem se relacionar, possuem dúvidas e comentam em posts, querem ser ouvidos e lembrados. Responder seus fãs de maneira mais pessoal é importante para que ele se sinta especial e, por isso, trate cada um deles como se fossem os únicos clientes que a sua empresa possui. Eles vão admirar toda a sua postura e com certeza a sua marca será uma das mais queridas por ele.
3- Aposte em bons conteúdos
Outra dica extremamente relevante para quem deseja usar as redes sociais para empresas é analisar e sempre estudar os conteúdos antes de publicá-los. Você precisa separar o tipo de conteúdo para cada rede social veiculada e é importante focar sempre em pontos fortes da instituição. Para que você possa fazer isso, você precisa postar o conteúdo certo na rede social certa e no momento certo; isso fará toda a diferença na hora de engajar o público a ser atingido.
É importante que você mantenha sempre o ritmo das postagens. Um dos grandes erros das empresas com relação às redes sociais é começar seu perfil com um excesso de postagens e ir diminuindo com o decorrer do tempo. Você deve equilibrar isso para que não haja nem excessos, nem faltas. Deve postar o suficiente para não ser esquecido e manter uma produção de postagens estável.
4- Transmita uma boa imagem
Um dos maiores erros das empresas é tentar cobrir suas falhas de serviço. Através da web, inúmeras vezes clientes insatisfeitos fazem publicações com muitas reclamações e a empresa apaga essas publicações, mensagens e comentários sem dar a satisfação devida para o cliente. Ações como essa podem prejudicar a imagem de sua empresa diante os olhos dos clientes e não ajudam a resolver o problema, uma vez que o cliente insatisfeito pode ainda continuar reclamando. O mais recomendado é utilizar as redes sociais para empresas como uma forma de mostrar toda a atenção possível para o problema do cliente e responder suas mensagens, com o objetivo de solucioná-lo o mais breve possível. Com isso, a sua empresa ganha mais credibilidade e confiança até mesmo por parte do cliente que relatou o tal problema.
5- Crie grupos para promover conversas acerca do seu mercado de atuação
Esta é uma estratégia usada por muitas empresas de diversos segmentos, que é a criação de grupos com o intuito de promover conversas acerca de determinados assuntos ou serviços oferecidos. Assim é possível que a marca ou o usuário possua contato mais próximo com seus seguidores.
Nesta era de conectividade, vence a empresa mais completa e preparada. É demasiadamente fácil perder um potencial cliente, por isso, mantenha os dados de contato sempre à vista. As redes sociais para empresas podem ser o caminho mais curto para que seus futuros clientes conheçam o seu negócio e façam o primeiro contato.
Dica extra: Gerencie processos
Não adianta ter um bom relacionamento nas redes sociais se você não gerencia esse processo. A questão é que você precisa acompanhar os resultados para ver se eles realmente estão sendo positivos e qual a dimensão deles.
Esse processo de otimizar as redes sociais para empresas certamente aumentará seus lucros, já que há uma maior atração dos clientes. Por isso, a dica extra é manter tudo registrado e metrificado, acompanhando qual formato, horário e tema traz melhores resultados pro seu negócio.
Além dos relatórios das plataformas, você também pode acompanhar o tráfego do seu site, vindo dessas redes sociais, pelo Google Analytics. É possível acompanhar até qual post trouxe mais tráfego. As redes sociais para empresas são ótimas para alcançar novos usuários e potenciais clientes, e para manutenção do relacionamento com os clientes atuais. Isso ajuda no aumento das vendas!
E quando aliadas aos anúncios, podem ser a melhor escolha para que a sua empresa cresça e fidelize cada vez mais clientes. Deixe que a agência Trii te ajude nisso! Navegue em nosso site e conheça tudo o que podemos fazer pela sua empresa!
Artigo publicado em 17/07/2017 e otimizado em 17/09/2024