A segurança de dados das empresas está cada vez mais delicada, devido ao avanço das falhas de segurança na internet.
Recentemente ocorreram diversos ataques cibernéticos, que mostraram a fragilidade da segurança online, inclusive dos órgãos federais.
Para que os documentos da sua empresa e dos seus clientes não caiam em mãos erradas, existem algumas ferramentas e ações que podem ser feitas para prevenir esse tipo de problema.
Então, veja as próximas dicas de como manter a segurança de dados da sua empresa.
Mantenha seus softwares atualizados
No caso do ataque cibernético que atingiu cerca de 300 mil computadores em todo o mundo em maio/17, os hackers encontraram uma falha na segurança de dados do Windows, e apesar de a empresa ter resolvido essa falha com uma atualização em março/17, muitos usuários estavam utilizando o sistema com a versão antiga por não terem feito a atualização e tiveram a segurança dos dados comprometida, sofrendo com o ataque.
Dessa forma, é muito importante manter todos os softwares atualizados, pois apesar da demora que pode ocorrer em algumas atualizações, a sua segurança na internet estará garantida e os documentos que estão salvos no computador também terão segurança de dados.
Utilize antivírus e plugins de segurança para sites
Para proteger seu site de possíveis ataques é recomendada a instalação de alguns plugins de segurança, que podem bloquear usuários que tentam logar várias vezes sem sucesso, buscar vulnerabilidades no seu site e ajudar a criar rotinas de backup de dados.
Além disso, é importante manter o site sempre atualizado, tanto o tema quanto a versão do wordpress, por exemplo.
Os antivírus devem ser utilizados nos computadores e nos próprios sites. E para manter a segurança de dados, é recomendado fazer a varredura em busca de vírus regularmente.
Armazene os arquivos em nuvem e tenha mais espaço e segurança internet
Armazenar os dados da empresa é uma forma segura, acessível, prática e econômica que está conquistando cada vez mais empresários.
A facilidade é um dos pontos positivos de utilizar a nuvem para guardar os arquivos, que antes eram armazenados em diversos computadores, HDs externos e pen drives, e não existia a praticidade de ter um arquivo sempre à mão, pois as informações da empresa eram salvas em diversos dispositivos.
Além disso, é muito mais fácil compartilhar as informações dessa maneira, pois basta um clique para encaminhar os arquivos para os interessados.
Porém, um ponto que gera muita desconfiança dos empresários é a segurança dos dados, pois existem algumas falhas de segurança na internet que deixam o empresário com um pé atrás.
Mas, os servidores em nuvem são protegidos por senha e têm os dados criptografados, ou seja, as informações são transformadas em códigos e apenas os usuários que possuem a senha de autorização poderão acessar a leitura dos arquivos.
Adquira softwares que utilizam a segurança SSL
Outro ponto importante para ter segurança na internet é adquirir softwares online que possuem segurança SSL.
Esse modelo de segurança é o mesmo que os bancos utilizam e, basicamente, ele não permite que outras pessoas acessem os dados do sistema, ou dos sites que utilizam a segurança SSL, pois é utilizada uma tecnologia que transforma as informações em dados criptografados.
Especialmente nos casos de sistemas online é essencial que o software possua essa tecnologia para garantir um a segurança dos dados dos usuários e mantê-los livres da ação dos hackers.
Além disso, esse tipo de sistema de gestão empresarial realiza o backup diário a fim de resguardar as informações da sua empresa. Ou seja, o armazenamento na nuvem é um tipo de segurança que você precisa conhecer.
Crie senhas complexas
As senhas simples e com o nome ou data de nascimento de familiares são as mais comuns, porém, também são as mais fáceis de serem descobertas pelos hackers, comprometendo sua segurança na internet.
Outro ponto importante é que muitas vezes as senhas são guardadas em arquivos do computador, ou são utilizadas em diversos acessos diferentes, então, se alguém descobrir uma senha, poderá acessar todos os seus arquivos.
Dessa forma, é importante utilizar senhas de pelo menos 6 dígitos com letras e números, além de alterá-las regularmente.
Gostou dessas dicas de segurança, mas ainda não possui um software de gestão com segurança SSL?
A GestãoClick possui ótimas soluções para pequenas empresas, com um sistema de gestão online que garante a segurança de todos os dados que foram inseridos. Além disso, o sistema faz muito mais que trazer segurança para sua empresa como, por exemplo, permite uma completa gestão financeira, controle de estoque, controle de vendas e emissão de notas fiscais.
Então, dê uma olhadinha e depois me conte o que achou.