Você provavelmente nunca passa da segunda página, quando procura algo no Google. A tendência é justamente que apenas os primeiros colados sejam realmente vistos (e visitados). Isso sem falar que você ainda tem que disputar espaço com os anúncios que aparecem acima da busca orgânica. Mas, o que muita gente ainda não sabe é que algumas técnicas são preciosas para fazer o seu site aparecer entre os primeiros. Por isso, no artigo de hoje, o primeiro do ano, a Trii vai começar falando da importância de ter um site otimizado. Se você quer ser encontrado pelo seu público-alvo e aumentar suas vendas em 2023, esse texto é para você. Boa leitura!
5 dicas para deixar seu site otimizado com técnicas SEO
1 – Atenção aos textos e as palavras-chaves
Se você já se interessou em melhorar suas vendas de forma orgânica, já ouviu falar que é importante trabalhar com as palavras-chaves corretas e usar técnicas de SEO. Mas, como saber quais são as melhores para o seu negócio?
Em primeiro lugar é preciso pesquisar. Fazer uma pesquisa de palavras-chave é estudar e, principalmente, entender o que e quais definem melhor o seu negócio. Mas, além disso, é entender como o seu público se comporta na hora de buscar pelo serviço ou produto que você oferece.
Depois de definidas as palavras-chaves é possível, então, criar estratégias de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico do seu site e acompanhar a sua classificação no Google.
Nossa coordenadora de conteúdo, Samantha Valente, explica: “Como temos clientes de diversos segmentos, precisamos primeiro entender de fato o que é o negócio do cliente. Junto com o time de SEO podemos traçar algumas palavras que são relativas ao segmento. Depois disso, os times começam a trabalhar no perfil do consumidor. Hoje em dia, o objetivo deve ser focado em proporcionar a melhor experiência de compra para o usuário. Dessa forma, usamos algumas ferramentas que nos ajudam a captar palavras-chaves relacionadas e vamos analisando, uma a uma, a quantidade de buscas mensais.
Muitas vezes o cliente já chega com uma lista de palavras que julga ser ideal para o negócio dele, mas nem sempre são as melhores. Só depois de uma análise podemos ter certeza. Assim, é possível mostrar resultados e números reais para o cliente.”
Vamos dar um exemplo, na prática, de como isso acontece. Se você vende cursos de inglês, por exemplo. O que você, como consumidor, pesquisaria no Google para achar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço? Esse é o primeiro ponto: o olhar de quem consome. Você pode ter pensando em palavras como: “curso de inglês rápido”, “curso de inglês online”, “melhor curso de inglês” e “curso de inglês barato”.
Em segundo lugar, pense nos serviços que você oferece. Talvez você queira focar em aulas para executivos ou para empresas. Assim, não adianta usar essas palavras acima. Ou seja, já mudamos o foco para palavras como “inglês avançado”, inglês para executivos” e “curso de inglês para empresas”.
Ok, você agora tem uma lista de palavras que talvez deixe o seu site otimizado. Mas será que isso resultará em mais vendas? A resposta é não! Isso porque outros fatores influenciam nas vendas como canais de conversão (como vamos ver a seguir), região em que você atua, preço e muitos outros.
Precisa ter pensamento crítico, ferramentas e estudos para encontrar as melhores palavras-chaves. Existem hoje sites até que descobrem as palavras-chaves que os seus concorrentes usam para vender. Use-as a seu favor.
2 – Plug-in do WhatsApp
O WhatsApp chegou no Brasil em 2009 e desde então não parou de crescer. Pesquisas mostram que em 2021, o número de usuários ativos do app no país era de 137 milhões (91,7% da população). O mesmo estudo realizado em meados de 2022, afirma que o número passou para 165 milhões de pessoas (96,4%, da população). Ou seja, o aplicativo é um dos mais usados por todos os brasileiros.
Então, por que não usá-lo também para fazer vendas e aumentar o seu faturamento? O próprio aplicativo lançou uma versão business com foco em empresas. Esse, por sua vez, já é usado por 175 milhões de pessoas que enviam mensagem para uma conta empresarial todos os dias. Estima-se ainda que 40 milhões de pessoas acessam um catálogo de empresas no app todos os meses (13 milhões no Brasil). Isso nos prova que além de aproveitar as novas ferramentas que vão surgindo, é preciso se adaptar a elas.
Há algum tempo, a principal forma de contato de um site otimizado era ter um formulário de contato. Bastava solicitar nome, e-mail e telefone e você já poderia criar um banco de dados para sua empresa. Mas, hoje, ter apenas esse mesmo formulário pode causar estranheza aos olhos do consumidor. O e-mail é uma forma de contato mais lenta. Hoje, ninguém quer esperar horas ou até dias para ter uma resposta. As pessoas também não querem ficar presas ao telefone, escutando musiquinhas ou gravações para saber uma informação sobre determinado produto, ou tirar dúvida de um serviço.
O WhatsApp deixa a comunicação muito mais direta e rápida. Então, usar um plug-in direto para o app, pode ajudar ainda mais a deixar seu site otimizado e, principalmente, a garantir conversões.
3 – Invista em um blog ativo
O blog é uma das principais estratégias quando falamos de marketing de conteúdo. Ele é uma importante forma de comunicação onde conseguimos divulgar mais sobre a empresa e os serviços que oferece. É uma maneira de divulgar o negócio e apresentá-lo como autoridade.
A principal dificuldade está em como fazer com que o conteúdo dos textos ajude na captação e conversão de leads. Para isso, é preciso utilizar algumas técnicas para construir conteúdos de qualidade e deixar o site otimizado.
A primeira técnica é criar textos “escaneáveis”. Nossa coordenadora de conteúdo, Samantha, explica: “Infelizmente, as pessoas não gostam de ler textos muito grandes se eles não forem extremamente relevantes. A tendência é fazer uma espécie de leitura dinâmica. Então, para que o leitor não perca nenhuma informação importante, precisamos deixar o conteúdo atraente. Crie um conteúdo relevante, claro e escreva de uma forma simples, objetiva e com parágrafos curtos. Além disso, usar tópicos e subtítulos é outra forma de deixar as informações mais dinâmicas.”
Outra técnica que ajuda a criar autoridade e, consequentemente, a deixar o site otimizado é escrever de acordo com as etapas do funil de vendas. Entenda o momento em que o seu cliente vive e escreva direcionado para isso.
Temos estratégias de:
- topo do funil: quando o lead ainda não conhece o seu negócio e você precisa informar sobre sobre um problema na vida dele e dar a solução para que ele possa resolver a questão;
- meio do funil: o momento em que você mostra que a solução funciona e conduz o lead para a compra. Quando você desperta no cliente o desejo da compra e ele realmente começa a considerar você como empresa que fornece a solução que ele precisa;
- fundo do funil: quando o lead sabe que precisa de você e está prestes a converter. Você precisa mostrar que consegue resolver o problema que ele tem. É a hora de mostrar seus atributos e diferenciais.
Existem ainda outras dicas para melhorar o seu blog e deixar o site otimizado. Mas, no geral, conheça o seu público, planeje conteúdos e acompanhe os resultados. Esse é o tripé para começar a ter resultados positivos.
4 – Opções de conversão
Falamos acima da importância de ter o plug-in do WhatsApp. Mas, apenas uma forma de conversão não garante nada. Como assim? Nossa líder técnica de SEO, Joyce Guilherme, explica mais uma vez:
“O canal de conversão pelo WhatsApp é o mais importante hoje porque é o mais rápido, é onde você tira as dúvidas com rapidez. Mas, o formulário de contato, por exemplo, é importante se sua empresa tiver vários segmentos e você precisa receber contatos específicos. Com ele você consegue adiantar o assunto para cada segmento e a partir daí, a resposta já vem direcionada. Além disso, ter mais de uma forma de contato aumenta a chance de converter. Tem cliente que prefere formulário porque acha que é mais formal do que entrar em contato com o WhatsApp.”
Mesmo que você tenha um objetivo claro de para quem quer vender, não podemos excluir as outras pessoas. Criar um site otimizado é o passo inicial, mas para garantir vendas é preciso ser estratégico. Aí que entra a otimização de conversão. Para conseguir isso, você precisa ter outras formas de converter e analisar cada uma delas.
Taxas de conversões são a porcentagem de pessoas que concluíram uma ação: mandar mensagem pelo WhatsApp, preencher o formulário, ligar para um telefone e etc. Ter o número de clientes que entraram em contato e os que realmente fecharam a venda é imprescindível. As métricas te ajudam a entender se as técnicas usadas estão dando certo.
As principais taxas de conversão que devem ser medidas são:
- inscrições de e-mail;
- mensagens no WhatsApp;
- downloads de e-books;
- inscrição em webinar ou eventos.
O mais legal é que com essa análise, você consegue saber de qual página o cliente veio. Daí você pode criar outras estratégias. As páginas que não convertem, não precisam de otimização. Você pode concentrar seus esforços em outras que estão dando mais resultados, por exemplo.
5 – Dê tempo ao tempo
Usar estratégias de SEO para ter um site otimizado não é mágica e também não acontece da noite para o dia. É muito importante entender que essa é uma ação que mostra resultados de médio a longo prazo.
Nossa líder técnica, Joyce, completa: “Os benefícios de fazer esse serviço é, manter a saúde do seu site sempre alta. É um trabalho totalmente pensado em conversão de clientes. Aqui na Trii trabalhamos com o UX que é toda a experiência que o usuário vai ter no seu site, maximizando o possível a jornada dele até a conversão e compra do produto ou realização do serviço, que no caso é o seu negócio.”
Além disso, existem estratégias de SEO OnPage e OffPage. Entenda cada uma delas:
- OnPage – são aquelas que usamos dentro do seu site. É o conteúdo que otimiza de fato a sua página. O blog, por exemplo, é considerado uma ação SEO OnPage;
- SEO OffPage – é um conjunto de técnicas aplicadas fora do seu site. Esse, na verdade, é mais difícil de controlar porque não depende de você. Um exemplo é quando outros sites e blogs direcionam um link para a página com o seu domínio.
Na Trii, nosso trabalho começa com um planejamento de SEO. Desenvolvemos pesquisas de palavras-chaves e análise de concorrência. Com ajuda dos times, identificamos as melhores palavras e ideias para o seu mercado.
Depois disso, o time de SEO cria um “esqueleto” de site, sempre focando nas palavras-chaves escolhidas. Em paralelo, o time de conteúdo vai desenvolvendo os textos das páginas do site e do blog.
Nosso time de tecnologia testa todo o site e faz as configurações de SEO. Depois que tudo está pronto e o cliente aprovou, migramos o site e ele vai para o ar definitivamente.
Mas o trabalho não acaba por aí. De tempos em tempos os resultados são monitorados e ajustes são realizados. O objetivo é deixar sempre o seu site otimizado entre os 3 primeiros colocados no Google.
A importância da gestão de SEO
Agora que você já sabe algumas das principais dicas para ter um site otimizado precisa estar atento às mudanças. O tempo todo aparecem novas ferramentas, plug-in e mudanças nos algoritmos. Se você não se adequar a elas, ao longo do tempo seu site ficará ultrapassado. Como resolver essa questão, então? Com uma boa gestão de SEO.
Não basta colocar um site otimizado no ar e não dar atenção a ele. Quando você usa um link externo em um artigo, por exemplo, precisa verificar de tempos em tempos se aquele link ainda está no ar, se não está quebrado. Ou se você tem um serviço ou produto no site que não vale mais a pena. Quando alguém clica, a página não direciona para lugar nenhum e nunca vai ter uma conversão assim. Dessa forma, a gestão de SEO faz uma varredura em determinados períodos para ver como anda a saúde do site. Fator esse que influencia diretamente no rankeamento da página entre os primeiros.
Nossa líder técnica do time de SEO, Joyce Guilherme, explica: “O trabalho de SEO é voltado para otimizar o site do cliente e ajudar a trazer mais pessoas para seu negócio. Mas tudo deve acontecer de forma orgânica, ou seja, é um trabalho feito por pessoas, para pessoas. A gestão de SEO se trata de otimização de mecanismos de buscas e melhorias constantes. Aqui na Trii, nós fazemos toda essa parte de melhorias em títulos e como o Google mostra o seu site para aquela pessoa que está buscando o serviço. Utilizamos ferramentas específicas que ajudam a identificar erros.”
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