Um novo ano está chegando e, com ele, a necessidade de inovar bate em nossa porta! Afinal, projetos, metas e objetivos devem estar muito bem alinhados desde agora para que possamos colher bons frutos do nosso trabalho no futuro. Portanto, nada melhor do que conhecermos as principais tendências do marketing digital que farão sucesso em 2020. Então, prepare-se! Leia nosso artigo e fique por dentro das novidades.
6 tendências do marketing digital para 2020
1- LGPD
A partir de agosto de 2020, passa a vigorar oficialmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em geral, a norma tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por empresas públicas e privadas. Ou seja, as organizações devem seguir todos os procedimentos previstos na nova lei para que não estejam sujeitas a multas por descumprimento de regra.
2- Assistentes virtuais
Algumas tendências do marketing digital para 2020 estão diretamente relacionadas a chatbots, assistentes virtuais e inteligência artificial de um modo geral. No próximo ano, esses elementos ganharão bastante espaço no mercado, não somente do ponto de vista de atendimento ao cliente, como também do ponto de vista transacional. Ou seja, esses softwares acionados por voz podem ajudar os clientes no processo e na jornada de compra.
Muitas empresas já estão lançando seus próprios assistentes virtuais inteligentes com o intuito de solucionar dúvidas e problemas comuns dos clientes de forma rápida, simples e natural. É o caso da BIA do banco Bradesco, da Siri da Apple, Joyce da Oi e muitos outros.
3- Vídeos
Uma das fortes tendências do marketing digital de 2019 que continua em 2020 são os vídeos para campanhas publicitárias. O formato de arquivo poderá ser utilizado tanto para campanhas de outbound marketing quanto para campanhas de inbound marketing.
A partir do próximo ano, as transmissões ao vivo vão ganhar muito espaço, não somente para B2C (business-to-consumer), como também para B2B (business-to-business). Nesse cenário, as empresas irão compartilhar e disseminar melhores práticas, normas, procedimentos, explicações sobre produtos e serviços, etc.
4- Gamification
No contexto da LGPD, que obrigará as empresas a solicitar o consentimento do cliente para uso de dados, uma tendência que deve retornar é o Gamification. As plataformas de gamificação, que entregam ao consumidor metas ou desafios, onde ele cumpre e ganha benefícios, são umas das fortes tendências de marketing digital para 2020.
No atual momento, o Gamification será utilizado para atrair a atenção do cliente e solicitar dados de forma consentida. Essa poderosa ferramenta de interação entre pessoas e empresas promete gerar engajamento nos usuários de forma mais direta e assertiva.
5- Carteiras digitais
Os bancos e carteiras digitais surgem como sólidas tendências do marketing digital para 2020. Hoje, diversas empresas estão na busca de se transformarem em carteiras digitais, permitindo que os indivíduos façam transações eletrônicas. Desse modo, as companhias podem participar do processo de compra não só no momento do consumo, mas de uma forma geral, em toda a jornada de compra.
6- Podcast
Este ano, várias empresas investiram em podcast — canal extremamente relevante para a disseminação de bons conteúdos. E, ao que tudo indica, em 2020 há grandes chances do formato de mídia continuar em ascensão, tornando-se uma das tendências do marketing digital.
Assim como o uso de vídeos em campanhas publicitárias, os podcasts também podem ser explorados tanto para marketing B2C quanto para marketing B2B. Assim, é possível disseminar conhecimentos e melhores ações por meio de uma ferramenta prática e acessível.
Agora que você conhece as principais tendências do marketing digital para 2020, continue agregando estudos ao seu conhecimento. No blog da Trii, você confere as melhores dicas, notícias e novidades do mundo do marketing digital rj. Lá, falamos sobre tudo o que engloba esse cenário, como mídias sociais, programação e tecnologia, design e experiência e muito mais!
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