O Google Reader está com seus dias contados. O Google anunciou, ontem (13/03/2013), que o leitor RSS mais conhecidos e usados terá seu fim no dia 1º de julho. Após a notícia, os usuários da ferramenta de feeds entraram em desespero. E agora, o que fazer para não perder todo o conteúdo armazenado? Quais as alternativas e possibilidades? Como ‘migrar’ o conteúdo? Abaixo apresentamos uma lista de 7 alternativas de leitor RSS para fazer a transição de dados da melhor maneira possível.
Feedly:
Feedly é uma das melhores opções para quem precisa de um leitor RSS que funcione para uma variedade de dispositivos. O serviço é gratuito e seu design parece com um álbum de fotos ou um jornal, diferenciando bastante da usabilidade do Reader. Por conta disso, usuários acostumados com a interface do GReader podem estranhar a interface no início. A proposta é a de um agregador que organiza suas notícias em um lugar só, sem oferecer dificuldades ao usuário e que a transição do Google Reader ao aplicativo será ‘perfeita’. O Feedly não possui uma versão web. Ao invés disso, possui um app para Google Chrome, iOS e Android, além de você encontrá-lo no Kindle.
NewsBlur:
O NewsBlur é um leitor RSS para plataforma web (Chrome) e mobile (iOS para iPhone e iPad e Android). O sistema é diferente do adotado pelo Google Reader. Nele, você não vê simplesmente a notícia, mas todo o site. Sendo assim, o usuário pode visualizar o conteúdo completo da página (e não somente a matéria escolhida) e ter acesso a assuntos de seu interesse. O serviço é gratuito para até 64 feeds. Se você for um usuário potencial e precisar de mais, a assinatura para conteúdo ilimitado é de um dólar por mês. * Nossa equipe fez testes para migração do Google Reader para o serviço e não foi possível a importação dos dados por instabilidade do sistema.
The Old Reader:
Já tirando pelo nome, o Old Reader é basicamente como o Google Reader em sua versão antiga; a interface é muito similar. Você pode logar através de sua conta no Google ou Facebook. O ponto negativo do sistema é que ele ainda não possui apps para seus gadgets. O Old Reader é gratuito e pode substituir o Google Reader bem, uma vez que o usuário não irá encontrar dificuldade no uso ou estranhar a aparência da página.
NetVibes:
NetVibes é um leitor RSS web que tem algumas opções de personalização interessantes. Além da tradicional abordagem de feeds de qualquer bom leitor RSS, ele também possibilita ao usuário a configuração em sua dashboard, que permite a criação e organização de widgets para gestão de feeds específicos. Fazendo uso da ferramenta, você otimiza seu controle de informações, podendo seguir várias fontes simultaneamente. A mecânica do serviço é mais próxima à do Google Reader, mas suas configurações são menos intuitivas do que em serviços como o Pulse, por exemplo. O serviço pode ser gratuito ou pago, dependendo da opção que mais se adequar ao usuário.
* Nossa equipe testou a importação dos dados do Google Reader para a ferramenta e as tags e itens com estrela não são importados junto aos feeds assinados. 🙁
Flipboard:
Serviço de leitor RSS concorrente do Pulse e do Zite. O Flipboard pode ser obtido somente na App Store ou Google Play. Funciona como uma revista eletrônica, com as notícias relacionadas aos feeds que o usuário assina. O agregador mobile traz uma proposta diferente a quem usa. Com ele, o usuário ‘organiza os dados’ da forma que desejar, proporcionando uma experiência diferenciada.
Pulse:
O Pulse é um leitor que, apesar de funcionar também para Android e iOS, oferece a vantagem de ter uma versão web de seu serviço, diferentemente do seu principal concorrente, o Flipboard. O sistema é gratuito nas três plataformas que possui. O Pulse suporta o uso de múltiplas colunas de organização, funcionando por meio de quadros. Tem uma interface atrativa e possui boa navegabilidade.
Zite:
É um aplicativo grátis que pode ser baixado para iOS e Android. Concorrente do Flipboard, o Zite possibilita ao usuário a criação de uma página personalizada a partir dos tópicos que mais interessam (similar a uma revista categorizada), somados com os feeds do seu RSS.
Links úteis:
como anunciar no Google
agência de marketing digital
links patrocinados
marketing digital RJ
anunciar no Google