Muitos empresários desejam aumentar os investimentos em marketing digital, por conta das vantagens da estratégia. Porém, acabam acumulando prejuízos por causa da falta de conhecimento sobre a importância das técnicas de SEO para conteúdos digitais. Logo, perdem potenciais clientes e se afastam do mundo de oportunidades que é a internet.
Considerando esse problema, a Agência Trii decidiu elaborar este artigo para te ajudar. Com as dicas reunidas aqui, você estará preparado para utilizar as técnicas de SEO e rankear bem qualquer palavra-chave.
Quais técnicas de SEO são necessárias para desenvolver conteúdos?
Importância do SEO
As regras de SEO servem para otimizar um conteúdo. Assim, ele será encontrado entre os primeiros resultados orgânicos de um site de buscas. Ao seguir essa estratégia, o seu site ganha mais autoridade para os algoritmos do Google. Ou seja, a sua empresa ganha mais credibilidade e se torna uma especialista em determinado segmento. Como consequência, você melhora a captação de leads e o rendimento do seu negócio.
Atualizações dos algoritmos
Por muito tempo, aperfeiçoar um conteúdo para os mecanismos de busca significava apenas inserir diversas palavras-chave em um texto. Mas, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários, os algoritmos foram atualizados e causaram mudanças nas técnicas de SEO. Atualmente, você precisa preencher outros requisitos para otimizar um texto de forma eficaz.
Essas atualizações no algoritmo são constantes. Grandes sites, como o Google, fazem em torno de 600 mudanças por ano. As modificações têm o objetivo de encontrar e punir sites que manipulam resultados para melhorar o rankeamento. Além disso, eles buscam sempre priorizar conteúdos relevantes e qualificados. Portanto, é essencial que você se mantenha informado sobre as alterações para não ser penalizado. Busque sempre pesquisar quais são as atualizações anuais nas técnicas de SEO para não perder tráfego no seu site.
Quais são as regras de SEO para elaborar conteúdo de qualidade?
Mesmo com as atualizações frequentes, algumas regras são básicas para que a otimização de um texto seja eficiente. Reunimos as melhores práticas para garantir a qualidade e ficar sempre por dentro das diretrizes do Google. Confira, a seguir.
Escolha e uso da palavra-chave
Selecionar uma palavra-chave com cuidado é essencial. É por meio dela que os mecanismos de busca irão identificar o tema e a relevância dele. Portanto, escreva sobre assuntos que tenham relação com o seu negócio para criar semântica em seu site. Dessa maneira, os visitantes e o Google saberão exatamente qual a sua especialidade.
Outro ponto que você deve ter em mente é o conceito de Head e Long tail. As Head Tail são as palavras mais genéricas. A grande vantagem delas é o maior tráfego, pelo alto índice de buscas. Entretanto, elas também resultam em mais competitividade, tornando o rankeamento mais difícil. Por isso, as conversões são menores.
As palavras Long Tail são mais específicas. Elas geram um tráfego menor, porém a grande vantagem é a menor competitividade. Além disso, são mais fáceis de rankear e a quantidade de conversões é maior. Confira o exemplo:
Por isso, é importante que você escolha a palavra-chave conforme o seu objetivo. Dessa maneira, você evita frustrações. Para saber se um termo é Head ou Long Tail, você pode consultar ferramentas para SEO específicas, como o Seed Keywords.
No momento de desenvolver o texto, lembre-se da importância da experiência do usuário. Considerando esse fator, você estará sempre de acordo com as regras dos mecanismos de busca. Atualmente, é preferível que você trabalhe bem a palavra-chave, sem exageros. A qualidade de utilização é mais importante do que a quantidade.
Portanto, tome cuidado com a densidade e busque mais naturalidade. Faça um texto agradável para o leitor, colocando as palavras-chave apenas nos pontos principais. Com as modificações dos algoritmos, os mecanismos de busca conseguem compreender sinônimos. Então faça uso dessa característica e evite repetições.
Utilização de subtítulos (H2 e H3)
Dentro das técnicas de SEO, esse recurso é chamado de Heading Tag. Ele é um dos responsáveis pela organização do texto e por isso é muito importante. Ao usar os subtítulos, você contribui para que o seu visitante tenha uma leitura mais fluida. Esse aspecto influencia o tempo de permanência na página e a quantidade de conversões.
Além disso, com as Heading Tags você cria uma arquitetura da informação. Isso melhora a interpretação dos robôs de busca sobre o conteúdo do texto. Todos esses itens interferem diretamente no rankeamento do site. Portanto, procure escolher subtítulos que sejam claros e informativos.
É importante que você saiba também que existem seis Heading Tags disponíveis. A mais importante delas é a H1, que é o título. Procure inserir a palavra-chave e fazer um resumo do contexto do artigo. Busque também seguir uma sequência. Ou seja, após a H1 use a H2 e não a H3.
Linkagem interna
Os links internos são essenciais para as técnicas de SEO e para melhorar o conteúdo. Por isso, não devem jamais ser menosprezados. Com eles, você pode direcionar o leitor para outros assuntos interessantes dentro do seu site, aumentando o tempo de permanência. Esse aspecto torna a experiência do usuário muito mais agradável e aumenta a sua autoridade.
Além disso, os links internos mostram ao buscador quais são as páginas mais importantes. Isso acontece quando fazemos a linkagem para outra página, a relevância é transferida.
Logo, a autoridade é distribuída internamente e o número de visitas aumenta.
Uso das imagens
Imagens deixam o texto mais agradável para o leitor. Elas são ainda mais importantes em conteúdos mais longos, porque reduzem o cansaço da leitura. Recomendamos a utilização de uma foto a cada 300 palavras, se a sua publicação for muito extensa.
Os algoritmos dos buscadores não conseguem ler fotos, porém elas também podem ser rankeadas no image search do Google. Portanto, certifique-se sempre de otimizá-las, inserindo a palavra-chave no nome do arquivo e o seu texto alternativo ao publicar. Dessa maneira, os robôs de busca saberão do que elas se tratam e poderão indexá-las.
Observação comportamental do usuário
Ao elaborar um conteúdo e implantar técnicas de SEO, é imprescindível que você conheça o seu público. Tente não escrever para os robôs de busca e sim para o seu usuário. Seja relevante para o seu leitor e responda dúvidas por meio de artigos. Dessa forma, o Google irá destacar o seu site de forma natural. Afinal, o grande objetivo dos buscadores é oferecer os melhores resultados para pesquisas e dar destaque para sites com autoridade.
Busque sempre atualizar conteúdos antigos e não plagiar informações. Compare-se com outras páginas e tente não reproduzir os problemas dos concorrentes. Evite erros linguísticos e não escreva títulos enganosos. Entregue sempre a proposta e questões apontadas nos textos de chamadas. Assim, você irá aumentar o seu número de leads. Esse é um dos maiores requisitos para ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida.
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