Um site fora do ar é sinônimo de problemas para a empresa. Logo, é necessário descobrir imediatamente a origem da falha para minimizar possíveis prejuízos.
Seja um website, um blog ou uma loja virtual, qualquer período de indisponibilidade pode gerar perdas para o seu negócio. Portanto, é imprescindível identificar a situação e conhecer suas principais causas para contornar a situação o mais rápido possível.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo da Trii!
Como identificar um site fora do ar?
Às vezes, identificar um site fora do ar é mais fácil do que você imagina. Algumas situações podem ter sido causadas por uma simples falta de conexão com a internet ou, em casos mais graves, por um erro na hospedagem.
De qualquer forma, veja como identificar o problema de forma simples, a seguir.
Conexão com a internet
A primeira possibilidade que você deve descartar é sobre problemas de conexão com a internet.
Para isso, tente acessar outros sites e verifique se eles também estão fora do ar. Caso a resposta seja positiva, é provável que realmente o problema esteja na sua rede de conexão.
Uma boa alternativa é tentar o acesso por meio de um celular com conexão de dados (descarte o uso da rede wi-fi).
Ferramenta de verificação externa
É possível verificar um site fora do ar utilizando ferramentas online específicas para isso. As melhores são:
Painel de controle da hospedagem
Uma boa dica é acessar o painel de controle da hospedagem e verificar o funcionamento do site por meio do monitoramento básico.
Algumas informações são disponibilizadas pelas empresas de hospedagem, como processos de execução e uso de CPU e memória.
Tais ferramentas podem indicar erros no site que contribuem para sua indisponibilidade.
Monitoramento contínuo
A forma mais rápida de identificar um site offline é utilizar serviços que monitoram constantemente os websites.
Essas ferramentas são capazes de emitir alertas instantâneos caso o site se encontre indisponível. E o melhor ainda está por vir: muitos serviços são gratuitos!
É o caso do UptimeRobot, que garante o monitoramento de 50 sites em um intervalo mínimo de 5 minutos.
As opções pagas também são ótimas. Por exemplo, o Pingdom, que garante um acompanhamento completo.
Possíveis causas
Depois de saber como identificar um site fora do ar, você deve estar se perguntando: por que isso acontece?
Pois bem, existem vários motivos que ocasionam tal problema. Veja, a seguir, os mais comuns.
Erro de configuração do servidor
Os servidores web possuem um comportamento muito característico: caso algum arquivo de configuração possua um erro de escrita, provavelmente o site inteiro ficará inacessível. Em geral, a página de erro exibe um código de erro 500, que indica irregularidades do servidor.
Loops de redirecionamento
Caracteriza-se loop de redirecionamento quando existe mais de um redirecionamento de URL para determinada página. Tal problema pode ser causado não pelo site em si, mas pelo navegador utilizado na tentativa de acesso ao site. Portanto, nesse caso, o mais indicado é tentar acessar o mesmo endereço em outro navegador.
Falha na programação do site
Esse é um erro comum em sites escritos com uma linguagem dinâmica, como o PHP. Aqui, determinados erros de programação podem levar ao não carregamento das páginas e, consequentemente, ao site fora do ar. Provavelmente, a origem dessa situação se encontra em alguma modificação feita no código-fonte do site. Portanto, investigue.
Domínio expirado
De modo habitual, muitos sites ficam offline por conta de uma situação que poderia ser evitada: a não renovação do domínio. Quando um domínio expira, é necessário fazer sua renovação em ciclos anuais, caso contrário, o registro é congelado por 30 dias (após a expiração). Por isso, é muito importante ficar atento à renovação do domínio para impedir que o site fique fora do ar.
Excesso de uso dos recursos do servidor
A sobrecarga de utilização dos recursos do servidor é uma das causas de um site fora do ar. Alguns servidores de hospedagem, principalmente aqueles com hospedagem compartilhada, possuem limites de utilização. Ou seja, caso haja um pico de tráfego ou um sistema não otimizado, o site poderá ficar congelado. Em geral, quando isso ocorre, é exibido um status na página de erro escrito “sem resposta do servidor”.
Como resolver o problema?
Identifique a origem do problema
Como foi citado anteriormente, é necessário identificar onde o problema realmente está. Portanto, faça um checklist:
- descarte qualquer problema com a conexão de internet;
- use uma ferramenta externa;
- acesse o painel de controle da hospedagem.
Agora, se depois de realizar todos os passos detalhados acima seu site continua fora do ar, o melhor a se fazer é entrar em contato com o suporte da hospedagem. Peça ajuda a quem realmente entende do assunto e pode ajudá-lo de forma mais efetiva.
Evite que o site fique fora do ar
Adotar ações preventivas é a forma mais simples de evitar que o problema ocorra novamente. Veja o que fazer:
- otimize seu site;
- monitore o uso de recursos;
- invista na segurança do site;
- escolha uma hospedagem de qualidade;
- conte com o suporte de um bom desenvolvedor.
Já pensou em contar com os serviços de uma agência de marketing digital na construção do seu site? O time de desenvolvedores da Trii é especialista em desenvolvimento de sites com as melhores práticas do Google. Conosco, seu site está em boas mãos. Confie!
Oferecemos um trabalho digital completo para alavancar as vendas da sua empresa. Nossos serviços incluem gestão de blog, identidade visual, SEO, gerenciamento de links patrocinados, gestão de redes sociais e muito mais!
Entre em contato conosco e marque uma conversa.