A Black Friday 2021 está chegando e promete superar o potencial de vendas de 2020! Com data marcada para o dia 26 de novembro, o período de ofertas mais esperado do ano tende a ser um fenômeno. Estima-se que o e-commerce brasileiro irá faturar cerca de R$ 110 bilhões, representando um crescimento de 21% em relação ao ano passado.
E você, já estruturou sua estratégia para garantir sua parcela de lucro durante a maior temporada de compras do ano? Neste artigo, a Trii explica quais as tendências mais esperadas para a data e como seu negócio pode se organizar para se ajustar a elas. Confira!
O que esperar da Black Friday 2021?
A Black Friday 2021 promete quebrar recordes de vendas. Impulsionada pela expansão do comércio eletrônico no país em meio à pandemia, os varejistas esperam lucros ainda maiores este ano. A Black Friday 2020, por exemplo, movimentou R$ 5,1 bilhões — faturamento 31% maior em comparação à edição de 2019. A tendência é que a temporada de 2021 ultrapasse os números anteriores e seja um sucesso nunca antes visto!
A Black Friday 2021 une dois momentos distintos: a predisposição para o consumo online e a reabertura de lojas físicas. Ainda estamos vivendo em pandemia, porém as medidas de restrição estão sendo flexibilizadas em várias cidades do Brasil. Isto faz com que as empresas cogitam adotar estratégias integradas para o varejo online e físico.
Uma das mudanças mais significativas que tivemos no último ano foi o aumento das compras digitais. Devido à pandemia do COVID-19 e as recomendações de isolamento social, o comportamento do consumidor mudou drasticamente. Do ano passado para cá, o e-commerce ganhou ainda mais força por conta da praticidade e segurança que oferece aos clientes. De acordo com o relatório Future Shopper Report 2021, 55% dos brasileiros pensam em continuar comprando no varejo digital.
O que vender na Black Friday?
As tendências do mercado para este ano continuam alinhadas às expectativas do ano passado. Produtos relacionados à casa e artigos eletrônicos são os grandes destaques para a Black Friday 2021. Além disso, existem outras categorias que estão entre as mais procuradas, de acordo com o site oficial da Black Friday Brasil. Confira a lista:
- Celular/Smartphone – 36,50%
- Eletrodomésticos – 36,30%
- Televisores/Vídeo – 29,30%
- Informática/Tablets – 24,10%
- Móveis/Decoração – 22,40%
- Moda/Vestuário – 22,20%
- Eletroportáteis – 21,30%
- Viagens – 19,20%
- Beleza – 16,80%
- Livros/Papelaria – 12,60%
Os produtos escolhidos para entrarem na temporada de descontos é uma decisão bem particular de cada negócio. É preciso estudar os hábitos de compra do seu cliente nos anos anteriores e traçar um paralelo com o que eles esperam para este ano. Sendo assim, você pode realizar promoções de duas formas diferentes:
- itens de desejo: identifique quais produtos são os maiores campeões de vendas na sua loja e separe uma quantidade limitada para ofertar na Black Friday;
- parados no estoque: produtos que não obtiveram aceitação pelo público ou estão obsoletos podem entrar na promoção da BF, ajudando a girar seu capital e limpar seu estoque.
Fique de olho: 6 tendências para a Black Friday 2021
1) Cashback
O termo cashback significa “dinheiro de volta”. Em outras palavras, o cliente realiza a compra de um produto e recebe parte do valor para gastar na mesma loja ou empresa parceira.
Oferecer cashback não é uma tática exclusiva de grandes negócios! Pequenas e médias lojas virtuais podem adotar a estratégia desde que tomem alguns cuidados.
Uma das principais dicas é estipular um prazo de validade para uso do benefício. Assim, você garante que o consumidor volte logo e faça novas compras.
Além disso, é fundamental usar uma plataforma de pagamento que trabalhe com cashback e calcular o valor retornado de acordo com sua margem de lucro. Pense nisso!
2) Esquenta Pré-Black Friday
Um grande tendência de sucesso do último ano que pretende continuar em 2021 é o Esquenta Pré-Black Friday. Ou seja, descontos antecipados no início da semana da Black Friday ou, até mesmo, no mês de novembro. Assim, aumentam as vendas por todo esse período, não se concentrando apenas na sexta-feira de Black Friday.
3) Cupom de desconto
O cupom de desconto é uma das maneiras mais eficientes para impulsionar as vendas durante a Black Friday 2021. Para garantir o melhor resultado, ofereça cupons de desconto somente para categorias de produtos com valores acima do seu ticket médio. Planeje sua estratégia e evite prejuízos!
4) Pix
O pix é um sistema de pagamento instantâneo que funciona 24 horas por dia. Além de ser acessível para quem não tem cartão de crédito, cobra taxas menores para quem vende pela internet. Por estes e outros motivos, é muito provável que o pix seja o meio de pagamento mais incentivado pelas lojas virtuais e mais usado pelos consumidores.
Oferecer pagamento através de pix evita o abandono de carrinho, alcança novos públicos e garante entregas mais rápidas. Portanto, uma boa dica é diversificar os métodos de pagamento da sua loja e incluir o pix como um deles!
5) Frete grátis
O bom e velho frete grátis é outro diferencial que promete bombar na Black Friday 2021. Para oferecer a promoção sem comprometer seu orçamento, pense no ticket médio da sua loja.
Digamos que seus clientes costumam gastar R$ 100 na sua loja. Uma excelente dica é oferecer frete a custo zero para compras a partir de R$ 250, por exemplo.
Outra estratégia é oferecer entrega sem custo somente para regiões próximas do seu estoque físico.
6) Entrega expressa
A alta velocidade da entrega de produtos tem tudo para ser uma forte tendência para a Black Friday 2021. As lojas que oferecem entrega expressa (no menor tempo possível ou no mesmo dia da compra) ganham vantagem competitiva em meio à concorrência.
Para oferecer entrega expressa, é preciso tomar cuidado: nunca ofereça um prazo impossível de cumprir! Na hora de calcular a data da entrega, considere o aumento da demanda durante a temporada e encontre um meio de otimizar estes processos.
Seja visto: invista no marketing digital!
Gostou de saber as tendências e novidades para a Black Friday 2021? Agora, coloque todo seu conhecimento em prática e planeje uma estratégia arrasadora para vender mais! A melhor forma de atrair seus consumidores para o maior período de compras do ano é investir no marketing digital.
A Trii sabe muito bem como fazer para colocar sua empresa no topo do Google e outros canais!
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