Pensando em aumentar a eficiência do seu negócio? Este é sempre o objetivo de donos de empresa e gestores. Afinal, quanto maior o crescimento, maior o lucro. Hoje, lhe apresentamos uma análise estratégica ideal para atingir seus objetivos. Descubra o que é benchmarking e qual sua importância para melhorar produtos, processos e serviços.
O que é benchmarking?
Benchmarking é originada da palavra “benchmark”. Seu significado? Referência. Para saber o que é benchmarking, é necessário entender que a análise da concorrência é essencial. Basicamente, é a comparação de serviços, produtos e práticas empresariais entre seu negócio e empresas do mesmo setor, visando traçar melhorias e adquirir características dos concorrentes, para alcançarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.
É importante ressaltarmos que o ideal não é imitar a concorrência, mas enxergar as práticas que se destacam e implementá-las na sua companhia de forma.
Tipos de benchmarking
Agora que você já sabe o que é benchmarking, é importante conhecer os tipos que podem ser utilizados dentro da sua empresa.
Benchmarking interno
É a busca pelas melhores práticas dentro da própria organização, porém visando diferentes departamentos.
Sua vantagem é a facilidade de ser executada, uma vez que o processo de pesquisa é baixo, já que ocorre internamente.
Benchmarking de cooperação
Quando duas empresas compartilham seus processos empresariais, já que não produzem o mesmo produto. Ou seja, é uma parceria que beneficia ambos os lados. Também pode ocorrer quando uma empresa maior do ramo abre as portas para as que estão em desenvolvimento aprenderem.
Benchmarking competitivo
Ocorre quando as empresas pesquisadas são concorrentes diretas. Ainda que sejam diferentes segmentos de atuação, as práticas de concorrência são analisadas. O objetivo? Superação. É a mais difícil de ser executada, uma vez que dificilmente as organizações deixam seus segredos expostos no mercado.
Benchmarking funcional
Quando não há necessidade de comparar sua empresa com um concorrente direto. O objetivo é checar as práticas do processo de trabalho, ainda que seja se um segmento diferente do seu.
Vantagens de fazer
Até agora está fácil entender o que é benchmarking, certo? Agora devemos analisar quais são os benefícios de adotar tal estratégia. Afinal, por que ela é necessária e importante?
- Melhora o conhecimento que a empresa tem de si mesma, identificando quais são as áreas que precisam de mudanças e melhorias;
- descobre o que vem dando certo para a concorrência, para adotar dentro da organização;
- identifica as novas tendências do mercado para sair à frente;
- desenvolve estratégias e habilidades para alcançar o topo;
- motiva sua equipe com objetivos reais e que podem ser alcançados;
- reduz custos, aumentando a produtividade.
Como analisar concorrentes no marketing digital?
Com a ascensão do mercado digital, é importante que sua empresa se adapte e descubra como seus concorrentes estão se destacando na internet. Para isso, é importante analisar as seguintes questões:
- Posicionamento: onde eles se destacam? Redes sociais, blog?
- Brand persona: qual voz e tom de voz adotados?
- Estratégias: qual canal estão utilizando para se destacar?
- Consumidores: como eles estão buscando integrar e fidelizar os consumidores?
Conte com a Trii!
Na Agência Trii, fazemos uma análise aprofundada da sua concorrência para definir as estratégias de marketing digital ideais para o seu negócio. Por isso, se você deseja multiplicar leads e resultados conosco, entre em contato e surpreenda-se.
Em nosso blog, encontre outros artigos com as melhores estratégias do mercado para o seu negócio. Confira: