Você já se perguntou o porquê os usuários encontram dificuldades no seu site? Afinal, os produtos e serviços estão cadastrados, as informações digitalizadas e a forma de contato publicada. Por que ainda reclamam que não encontraram determinada demanda? Isso leva a crer que existem falhas na experiência do usuário. Esse pensamento deve ser aplicado na construção do site e, caso contrário, proporciona uma visita problemática ao usuário. Entenda, neste artigo, como funciona!
O que é experiência do usuário?
Do inglês User Experience (UX), a experiência do usuário trabalha cores, formatos, botões, links, textos e tudo que pode facilitar a leitura e entendimento. Ninguém quer demorar muito tempo para achar um produto específico ou formulário de contato, por exemplo. Por essa razão, a experiência do usuário é o elemento de ouro na criação e execução do site da sua empresa.
Pilares
- Estética: criação de uma interface agradável, com boa disposição dos elementos;
- usabilidade: o site deve ser navegável, dinâmico e funcional independentemente da plataforma em que é acessado;
- arquitetura da informação: organizar as informações estrategicamente, alinhado às regras de SEO, é a base;
- interação: deixar claro onde estão e quais são os próximos passos a serem percorridos é indispensável na experiência do usuário;
- conteúdo: investir em um conteúdo de qualidade é essencial para oferecer soluções para o que o público da sua empresa busca na internet.
Quais medidas podem ser tomadas?
Conhecer o público
Conhecer o público é saber o que eles buscam. Quais sites visitam, onde moram, quais são os hábitos de lazer, faixa etária e outras informações. Isso tudo pode ser recolhido por meio de estudo de persona. Com os dados, é possível oferecer um conteúdo de qualidade e com autoridade. Consequentemente, convertendo o usuário em lead.
Rascunho do site
Ter uma primeira visão de como ficará o site após a elaboração da experiência do usuário é ideal. O rascunho auxilia no compreendimento do que é necessário e quais botões levarão os usuários para as soluções que buscam. Portanto, elaborar estratégias e ver como ficariam na prática, por meio do rascunho, é um divisor de águas.
Landing page
Landing pages são páginas com formulário que buscam disponibilizar materiais gratuitamente. Com os dados que os usuários se cadastram, a sua empresa pode entrar em contato e construir uma lista de e-mails. Disponibilize vídeos, fotos, planilhas e outros conteúdos do interesse da sua persona já definida.
Fluxograma
Desenvolver um fluxograma é pensar no fluxo de informações que será oferecido e divulgado. Isso ajuda os clientes a entenderem a mensagem que a empresa deseja apresentar. O que é interessante da história do seu site a ser contado?
Harmonia
A usabilidade é um dos pilares da experiência do usuário. Alinhado a isso, está a disposição de elementos e todo conteúdo. Com isso, faz-se a necessidade de fornecer harmonia ao design e toda a diagramação. Isso torna o ambiente digital mais convidativo para converter leads.
Call to action
Call to action indica ao visitante quais são os próximos passos a dar no site depois de ler um bom conteúdo. Portanto, atente-se ao conteúdo apresentado! Uma vez mal apresentado, as chances do visitante permanecer são mínimas.
Velocidade
Ultimamente, usuários querem conteúdos rápidos de serem lidos. Ou seja, quanto mais tempo seu site demorar para carregar, menor será o interesse. Por exemplo, estudos revelam que sites que demoram até 2 segundos durante o carregamento, o abandono beira os 87%. Investir em uma experiência do usuário veloz e eficiente é a base.
Testes
Uma vez no ar, o site continua dependendo de atualizações que melhoram a experiência do usuário. Portanto, teste sempre as funcionalidades e veja onde pode aperfeiçoar. Essa é uma maneira de atender as necessidades dos visitantes e sustentar o selo de qualidade e autenticidade do site.
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