Marketing digital

Quer dicas para aumentar as vendas na sua empresa? A Trii te conta!

Manter-se em crescimento é o objetivo de toda empresa, independente do seu nicho. Indo direto ao ponto, estar sempre em crescimento com as vendas não é mágica e não acontece da noite para o dia. Mas, e se te contarmos que não existe fórmula mágica, e sim estratégias que você pode seguir que ajudam a aumentar o seu faturamento? Todo mundo sabe que investir na internet é preciso e essencial, mas engana-se se você acha que apenas isso lhe trará bons resultados. Para te ajudar a aumentar as vendas, a Trii separou algumas dicas reais e eficientes que vão ajudar nesse objetivo. Leia nosso texto, veja exemplos práticos que nós mesmos usamos para a nossa agência e para clientes e saiba por onde começar!

5 dicas para aumentar as vendas na sua empresa

1 – Melhore processos internos

Sabemos que é sempre muito importante fazer mais por menos. Mas, essa frase nem sempre é uma tarefa simples. Por outro lado, quando você tem processos internos bem definidos, a empresa consegue otimizar o trabalho. 

De uma forma geral, os processos são aquelas atividades que levam a um resultado. Para que ele seja assertivo é preciso estudar o que se deseja com a criação de um processo e buscar formas de solucionar. Eles podem ser relacionados ao negócio da empresa em si, e, também, dos setores que dão apoio para tudo acontecer. A seguir, vamos dar um exemplo prático de como fazemos na Trii para você aplicar na sua empresa. Nossa coordenadora de Conteúdo, Samantha Valente, explica: 

“Temos processos muito bem definidos para dar mais resultado. Quando vamos começar a escrever um texto de artigo, por exemplo, nós sabemos quais etapas devemos seguir. Além disso, no nosso processo tem ainda a indicação de ferramentas e programas que nos ajudam a traçar metas e objetivos. Assim, podemos escrever conforme a necessidade de cada cliente. O time não fica perdido sem ter um ponto de partida. Além disso, quando entra uma pessoa nova na equipe, ela sabe exatamente o que tem que ser feito. Assim, economizamos tempo de treinamento específico dessa pessoa, otimizando o tempo de desenvolvimento das tarefas.

O mesmo vale para uma empresa. Quando você consegue criar processos internos, há ganho de tempo em produtividade. Imagine que você tem uma franquia de um curso de inglês, por exemplo. Se você tiver um “roteiro” pré-definido, com as principais dúvidas, pode se preparar quando chegar um possível aluno. Assim, além de esclarecer a dúvida dele, pode ter mais argumentos para convencer ele a fazer a matrícula naquele momento. Ou seja, uma pessoa que tinha uma dúvida, virou um lead e você conseguiu fechar um negócio.  

Mas, como melhorar ou criar processos internos? 

Em primeiro lugar, lembre-se que ter uma sequência de atividades leva a um resultado. Além disso, todos os setores impactam no alcance dos objetivos. Por isso, existem algumas dicas para você melhorar seus processos, como:

  • mapear todos os processos – entenda o que é feito pela empresa e defina o que precisa ser ajustado. Quando você entende essas coisas, tem um ponto de partida;
  • identifique os maiores problemas – sua equipe precisa ser capaz de identificar falhas que devem ser resolvidas. Perguntas como “Onde é gasto a maior parte do tempo?” e “De onde saem as maiores falhas?” são indicadores que ajudam no processo;
  • analise o que já existe – avalie o que já existe e elimine tudo que não funciona adequadamente. Para isso, é importante ter a participação de gestores. Eles ajudam a identificar metodologias novas que possam contribuir para otimizar os processos;
  • deixe a tecnologia ajudar – dependendo do tipo de negócio, a tecnologia deve ser considerada para ajudar. Existem softwares e ferramentas que contribuem para garantir a velocidade e organização de diversos processos; 
  • monitore os resultados – não basta apenas identificar o que precisa ser melhorado. Depois disso, você precisa aplicar soluções para que esse objetivo aconteça. A partir disso pode entender se as melhorias estão funcionando. Acompanhar resultados é uma parte importante da criação e melhoramento de processos. Verifique indicadores estratégicos e numéricos. 

2 – Treine o time comercial 

Desenvolver pessoas é uma tarefa complexa, mas quando é bem feita, tem muitas vantagens para a empresa. Treinar o seu time comercial é investir na sua empresa. Essa ação ajuda a aumentar as vendas porque ao capacitar uma pessoa com técnicas, ferramentas e metodologias, o objetivo se mantém alinhado às metas da organização.

Pense da seguinte maneira: uma pessoa do seu time comercial não entende exatamente como é realizado o trabalho internamente. Ao tentar vender um produto ou serviço, ela fica limitada nas explicações. Ao entrar em contato com o concorrente, o cliente descobre que o produto deles tem uma determinada função. Mesmo tendo a mesma função, você pode ter perdido uma venda por não capacitar o time comercial. E isso vai além de produtos e funcionalidades, o mesmo vale para processos. Treinar o time de vendas é um investimento da empresa em relação ao retorno que eles podem trazer. 

Treinar uma pessoa envolve ainda desenvolvimento pessoal. Por sua vez, pessoas desenvolvidas ficam motivadas. Pessoas motivadas são pessoas mais produtivas. Além disso, o treinamento tem como objetivo ficar em habilidades e comportamentos que as pessoas tenham em potencial para aumentar as vendas

Pense que o time comercial é o primeiro a ter contato com o cliente. Ele está na linha de frente e pode influenciar diretamente nas percepções que os clientes têm da sua marca. Veja algumas dicas para treinar seu time comercial: 

  • identifique as necessidades do time de vendas – analise o desempenho de cada pessoa e entenda quais são os gargalos;
  • conheça o perfil de cada pessoa do time – entenda como cada um se comporta e aproveite as características a favor da sua empresa;
  • deixe os objetivos bem definidos – estabelece também metas possíveis, reais e mensuráveis;
  • defina os instrutores – tenha uma pessoa apta para realizar o treinamento. Se não houver ninguém interno, encare como um investimento e não um custo; 
  • avalie os resultados – acompanhe de perto os resultados. Faça pesquisa com os clientes e peça sugestões de onde e como melhorar.

Nossa atendente comercial, Gisa Tecla, completa: “O time comercial é a locomotiva de uma empresa. Sem clientes, não há lucro! Atualmente os clientes buscam cada vez mais por informações e conhecimento para tomarem melhores decisões na hora de realizar uma compra. Seja um produto ou serviço. Logo, a empresa que investe e treina o time comercial colherá resultados cada vez melhores.  Além disso, investir no treinamento do time comercial pode trazer excelentes resultados para a empresa, fortalecendo o negócio e aumentando a lucratividade.

3 – Entenda a real necessidade dos seus clientes

Ter esse entendimento ajuda a direcionar melhor as campanhas de marketing e vendas. Pense em como tudo acontecia no passado: uma venda acontecia devido ao poder de persuasão de um vendedor. Muitas vezes a pessoa nem tinha conhecimento de um produto antes dele ser apresentado e, por isso, também não conhecia a necessidade.

No marketing, principalmente digital, quando você cria e entende a real necessidade do consumidor, pode criar melhores formas de atender. Ou seja, consegue resolver um problema existente. Assim, é possível aumentar as vendas e melhorar os resultados de longo prazo da empresa.

Para que isso seja feito de uma forma satisfatória aos olhos dos seus clientes, você precisa entender os problemas e desafios que ele enfrenta. Depois disso, pode criar soluções eficientes. Assim, há satisfação ainda maior gerando mais oportunidades de vendas. 

Mas, como entender na prática as necessidades do seu cliente?

  • faça pesquisas frequentemente sobre os desejos do público-alvo;
  • pesquise as características pessoais do seu público; 
  • escute feedbacks
  • coloque-se no lugar do cliente e tenha empatia; 
  • interaja com o público em diferentes canais de comunicação. 

4 – Utilize um CRM

O CRM vem do inglês Customer Relationship Management ou simplesmente, Gestão de relacionamento com o cliente. Ter uma ferramenta ou um um software de CRM é essencial para ajudar na  gestão de dados de clientes. Ele permite entender processos de diferentes equipes e a identificar estratégias e produtos mais rentáveis.

Contar com um CRM ajuda a aumentar as vendas porque ele faz o armazenamento de dados e históricos dos consumidores. Ou seja, podemos usar essas informações para construir estratégias personalizadas de retenção e captação de clientes. A partir dos dados contidos nele, as equipes da sua empresa têm acesso a dados como comportamento e preferências do público. Assim, você pode construir estratégias mais adequadas aos interesses dos consumidores.

Principais vantagens do sistema de CRM para a empresa:

  • informações organizadas  – você tem acesso facilmente a dados de pedidos e outras informações dos clientes;
  • conhecimento mais aprofundado e assertivo sobre os clientes – com mais conhecimento você planejar ações e promoções adequadas ao perfil e aos hábitos de consumo dos clientes que quer atingir;
  • aumento da satisfação do cliente – personalização  do atendimento é um ponto de percepção por parte dos clientes. Além disso, com um CRM você pode atender mais rápido e melhor;
  • novas oportunidades de negócios – a partir dos dados cadastrados você oferece o que o cliente realmente quer e ele permanece fiel à marca.

5 – Faça investimento em marketing digital 

Por último, mas não menos importante, o investimento em ações de marketing digital não pode ser esquecido se você quer aumentar as vendas. O ambiente digital é hoje, uma grande vitrine dos seus produtos. E ficar de fora dele é perigoso. Mas, a verdade é que o digital tem uma palavra que rege todo o mercado: constantes atualizações. E pensar em fazer estratégias para redes online sozinho pode não dar certo e fazer ainda você gastar dinheiro sem resultados. 

Algumas pessoas acham que empresas pequenas devem fazer seus próprios marketing digital, mas é muito comum cometer erros ao tentar planejar e implementar estratégias sem um time de especialistas.  O caminho até encontrar a melhor estratégia não é simples. Além disso, é preciso ter mão de obra qualificada. Muitas vezes,  pequenas e médias empresas não têm grandes orçamentos. Ao contratar uma equipe certificada e experiente, por exemplo, você evita erros básicos. 

Para ajudar nessa jornada de aumentar as vendas, uma agência de marketing digital pode ser fator determinante para o seu sucesso. Os profissionais podem indicar quais são os melhores canais para investir. Algumas opções são: 

  • redes sociais – as redes sociais (https://trii.com.br/redes-sociais-para-empresas/) fazem parte da rotina dos brasileiros e o uso por empresas tem sido cada vez mais importante. Elas podem ser usadas para divulgação da marca e até para melhorar o relacionamento e o atendimento entre a empresa e o cliente.  

Nossa coordenadora de Social, Amanda Pereira, explica por que ainda é importante investir em redes sociais como estratégia de marketing digital.  Investir em redes sociais é importante, pois se a internet é a rua mais movimentada do mundo, as redes sociais são as praças mais populares onde todos param para conversar e dar opiniões. 

É nas redes sociais que você pode fazer o público conhecer a sua marca e ter um gostinho da experiência e benefícios que seus produtos ou serviços podem proporcionar. Além disso, é ótimo não só para atrair novos clientes como fidelizar os antigos através de um canal mais fácil e prático de contato durante o pós-venda, e também através de posicionamentos que o seu público alvo se identifique.”

  • campanhas no Google – o Google Ads é um dos principais pilares do marketing digital e contribui diretamente para aumentar as vendas. Na plataforma podemos criar anúncios de diversos tipos, desde o Google até para vídeos e lojas.  

Nossa coordenadora de Mídia, Priscila Vieira, fala um pouco mais sobre Ads: “A Trii é uma agência parceira do Google, então, temos um relacionamento muito próximo com treinamentos. Assim, podemos aplicar novidades antes mesmo da maioria dos concorrentes deles. Isso ajuda a aumentar as vendas e além disso, ainda damos suporte para resolver possíveis problemas nas contas. Nosso time de mídia tem expertise para criar campanhas efetivas, seguindo as melhores práticas do Google. Sem contar que todos os profissionais do time são certificados pelo próprio Google.

  • site otimizado – Quem não quer ter o site entre os primeiros do Google? Pois só é possível aparecer no topo, sem precisar pagar, com estratégias bem definidas de SEO

Nossa coordenadora de Conteúdo, Samantha Valente completa: “O time de SEO ajuda  a identificar palavras que são relativas ao segmento do negócio do cliente. Depois disso, os times trabalham em cima do perfil do consumidor para proporcionar a melhor experiência de compra. Ou seja, mais do que aumentar as vendas, ajudamos a melhorar o entendimento dos clientes dos nossos clientes com resultados e números reais.” 

  • blog – Sendo uma das estratégias de SEO, o blog ajuda na captação e conversão de leads. Ele também ajuda a levar tráfego orgânico para o site. 

Deixe a Trii ajudar a aumentar o seu faturamento de forma estratégica!

Se você está precisando de uma agência de marketing digital SP ou RJ para aumentar as vendas, conte com a Trii. 

Nossa agência digital está à disposição para dúvidas e outras informações para melhorar seu faturamento. Trabalhamos com planejamento e metas reais. Venha ser um case de sucesso. Entre em contato e fale com nosso time de especialistas. Temos uma solução personalizada para você!

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