A HootSuite é uma das plataformas líderes em gestão de perfis em mídias sociais. Lançada em 2009, hoje possui mais de cinco milhões de clientes no mundo todo e eles querem mais: lançaram este ano uma versão em português brasileiro e prometem mais novidades até o fim do ano e 2013.
Confira abaixo a íntegra deste papo
Participação Bruno Barros, da Trii, e Thiago Leite e Marina Tostes do Departamento de Comunidade HootSuite.
1- Muitas vezes uma empresa é criada quando se percebe que o mercado precisa de novas ideias. Mas também existem empresas que iniciam de acordo com outras necessidades. Como foi que a HootSuite foi criada? E o que mais pesou no momento de sua criação?
O painel HootSuite foi criado em 2008 por Ryan Holmes para atender às necessidades de sua outra empresa, Invoke Media. Inicialmente a ferramenta foi desenvolvida para uso exclusivo da equipe da Invoke e seu monitoramento das varias redes sociais. Inclusive o primeiro nome do painel foi BrightKit, só mudou para HootSuite em fevereiro de 2009 após um concurso aberto. Ryan Holmes percebeu que este novo produto não era só eficiente e útil, mas que várias outras empresas com o mesmo problema inicial da Invoke passaram também a usuá-lo e responderam de maneira extremamente positiva à ferramenta. Em dezembro de 2009 a HootSuite se lançou como uma empresa independente da Invoke e se popularizou cada vez mais, contando hoje com mais de 5 milhões de usuários.
2- Hoje em dia a HootSuite está presente em vários países. Quando a empresa começou a crescer e se popularizar em outros países?
Com a popularização da empresa na América do Norte, seguiu uma popularização da HootSuite mundo afora. Essa popularização gerou uma demanda por um painel que fosse que pudesse ser usado por usuários em diversos países onde inglês não era a primeira língua. Foi a partir desta razão que em Agosto 2011 nasceu a iniciativa do Projeto de Tradução. Através deste projeto, os próprios usuários e fãs da HootSuite puderam contribuir para a tradução do painel em seus idiomas e dialetos. Este método foi adotado porque na HootSuite gostamos que nossos usuários estejam o mais envolvidos possível conosco e que se sintam, de alguma forma, parte de nossa equipe.
A primeira iniciativa internacional da HootSuite foi com o Japão, lançando uma versão em japonês do painel em 2009. A HootSuite continuou seu processo de internacionalização e tradução com russo, espanhol, holandês, português, francês, italiano, alemão, entre outros. Hoje, o painel está disponível em mais de 10 idiomas e continuamos trabalhando para sempre poder adicionar mais. O último idioma adicionado foi o chinês, com uma versão tradicional e outra simplificada, para assim acolher não somente o público da China continental, mas também o público em Taiwan e Hong Kong.
3- No início do ano vocês anunciaram que a plataforma estaria disponível em Português. O que significou para a empresa essa chegada ao Brasil?
Lançamos nossa plataforma em português bem durante a época de carnaval, fevereiro de 2012, para entrar com o pé direito no Brasil. Este lançamento incluiu o lançamento do painel em português assim, como a versão deste para dispositivos móveis. Na mesma época inauguramos uma conta no twitter exclusivamente para o Brasil e suas corujas e depois tomamos a decisão de integrar umas das redes sociais mais populares no Brasil, o famoso Orkut.
Como empresa era importante entrar no mercado Brasileiro por diversos motivos, mas o que mais chama a atenção da equipe aqui é a paixão dos brasileiros pelas mídias sociais. Temos acesso à diversas estatísticas e por vezes vemos o Brasil no topo, como por exemplo, segundo país em uso do Twitter, quarto no Facebook, sendo que com potencial de atingir o segundo lugar em breve, líder no Orkut, enfim. Este ano o Brasil também chamou a atenção por desbancar a Grã Bretanha e se tornar o 6º país mais rico do mundo. Buscamos cada vez mais chegar perto dos brasileiros e focar nas necessidades locais, sempre mostrando o quanto respeitamos a nação verde e amarelo. Um exemplo disso é que aqui escrevemos Brasil com “s”. Toda a nossa equipe já aprendeu isso (risos).
URL – http://blog.hootsuite.com/brazilian-portuguese-orkut/
4- Desde que vocês entraram no nosso mercado, grandes instituições brasileiras passaram a usar a plataforma HootSuite em suas redes sociais. Como vocês enxergam o mercado brasileiro?
Desde o principio sabíamos e éramos conscientes que a chegada ao Brasil tinha que acontecer porque a entrada neste país era um passo muito importante para a HootSuite. O Brasil é um grande mercado, a 6ª maior economia mundial, que só continua crescendo, e que anda chamando muita atenção no cenário internacional. Em termos de mídias sócias, o Brasil foi recentemente apontado como o 2º maior pais no Twitter. Aparentemente o brasileiro não só gosta de compartilhar através de seu computadores mas também por meio de seus celulares, de acordo com a Anatel dos 40 milhões de celulares no Brasil 6,8 milhões são equipados com tecnologia 3G para rápida transmissão de dados.
5- As redes sociais estão em constante crescimento no mundo inteiro, e aqui no Brasil não poderia ser diferente. Qual é a opinião dos senhores em relação ao futuro das mídias sociais?
O brasileiro, comunicativo por natureza, gosta de estar presente nas mídias sociais, sempre participando, opinando, compartilhando fotos etc. O mercado brasileiro se reinventa continuamente e o mesmo acontece com as redes sociais. O nosso propósito na HootSuite é participar das conversas e se reinventar junto com o mercado. Como fazemos isso? Bom, corremos atrás das novas redes e aplicações que vão se popularizando no mercado em geral e no mercado brasileiro. Por isso sempre tentamos adicionar e integrar ao nosso painel novas redes e aplicativos específicos de cada mercado.
6- Ainda sobre as redes sociais, sabemos que tudo evolui muito rápido nessas plataformas. Como que vocês lidam com isso, para continuar gerando interesse nos antigos usuários?
Os antigos usuários normalmente se interessam nas mesmas coisas que os novos usuários, não existe muita diferença pois ambos buscam um painel que ofereça a maior quantidade de possibilidades, funcionalidades, e facilidades. Para satisfazer a variedade de usuários e seus gostos, devemos buscar melhorar constantemente. Tentamos melhorar de várias maneiras: adicionado novos aplicativos, atualizando as funcionalidades do nosso painel (incluindo Apps e redes sociais), integrando novas redes sociais, e atualizando e melhorando as funcionalidades e expandindo as possibilidades disponíveis no nosso próprio painel.
7- Em relação ao futuro, os senhores poderiam adiantar alguma novidade?
A nossa mais última novidade foi o ançamento do painel, versão web e móvel, em chinês tradicional e simplificado. Para mais novidades vocês devem aguardar e se manter atentos ao nosso blog e conta oficial no Twitter @HootSuite_BR. Vale a pena aguardar pois temos muitas novidades e surpresas para finalizar o 2012 e começar 2013 com o pé direito.
8- Para finalizar, e o Brasil? Existe alguma possibilidade de abrir uma filial aqui, para cuidarem dos negócios brasileiros de perto?
Acabamos de abrir uma filial/escritório em Londres então isso demonstra que as possibilidades de abrir filiais fora do Canadá existem. O mercado brasileiro é grande e cheio de oportunidades então a possibilidade de abrir uma filial no Brasil existe, mas até o momento não podemos dar muitos detalhes. Este passo depende muito da demanda brasileira, por isso teremos que aguardar para ver o que acontece no futuro.
Links úteis:
anunciar no Google
marketing digital RJ
como anunciar no Google
agência digital RJ
links patrocinados