Aumentar a visibilidade da empresa online é um desafio para pequenos e médios empreendedores. Hoje, o marketing digital se apresenta como uma vertente mais barata do que o marketing tradicional e capaz de gerar resultados reais, mensuráveis. A contribuição dele ainda aproxima o cliente da empresa, considerando mais engajamento por meio das redes.
Neste artigo, a Trii fala um pouco sobre mitos e verdades a respeito do tema: o que é marketing digital. Está curioso? Prossiga a leitura e, ao final, entenda como nossa agência de marketing digital em SP pode auxiliar sua empresa a crescer!
Entenda o que é marketing digital com 8 mitos e verdades
1- Empresas pequenas não devem investir em marketing digital
Mito. Como dissemos anteriormente, os recursos dispensados ao marketing digital costumam ser mais baixos do que a manutenção de um setor de marketing tradicional.
De acordo com o portal Canaltech, o Brasil ocupa o segundo lugar dentre os países do mundo a passar mais tempo na internet. Com isso, podemos concluir que investir esforços voltados para as redes é a forma de se conectar diretamente com o público gastando pouco.
2- Você vai precisar de conteúdo otimizado
Verdade. Estratégia é uma das palavras-chave que devem vir à mente quando o assunto é “o que é marketing digital?”. Em função disso, o conteúdo otimizado vai considerar o melhor método de comunicação entre a empresa e o consumidor. É importante que ele seja orientado de acordo com os valores, tenha linguagem acessível ao público-alvo e não se distancie da imagem que é tratada em outros veículos, como TV e rádio.
3- Marketing digital é fase!
Mito. Segundo os resultados da pesquisa SEO Trends, 60% das empresas brasileiras têm utilizado critérios de otimização nos canais de mídia. Isso demonstra um crescimento e adaptação ao projeto implementado pelo marketing digital.
Acredita-se, inclusive, que o período de isolamento social, em decorrência da crise instaurada mundialmente pelo novo coronavírus, seja motivadora do fortalecimento deste modelo. Veja bem, a restrição para sair de casa tende a mudar os modos de consumo. Por consequência, as empresas se veem mais sujeitas a reforçar os aspectos da marca por meio das redes.
Sendo assim, ao compreender o que é marketing digital, entendemos que não seja possível a existência de uma ‘’fase’’, enquanto esta for a saída para a reinvenção de critérios.
4- Campanhas são muito caras
Mito. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn não cobram pelo uso. Contudo, caso sua vontade seja montar anúncios e aderir links pagos, o preço cobrado será de acordo com objetivo estipulado.
A montagem e estruturação de campanhas pagas são benéficas na medida em que consideram o recurso de segmentação da audiência. Isso é, adaptação às características que fazem menção ao público-alvo com o objetivo de assegurar que será formado um canal de interação. No geral, destaca-se localização e faixa etária como parte dos atributos.
5- Os resultados chegam rápido
Mito. Ao pensar ‘’o que é marketing digital’’, lembre-se do longo prazo. Um site, por exemplo, para ganhar relevância no Google precisa ter um determinado tempo no ar e um tráfego que demonstre a importância dele para o público.
Por isso, desconfie de promessas que tenham como meta entregar resultados positivos em pouco tempo.
6- Você precisa chamar atenção do público
Verdade. Um dos grandes desafios do marketing digital é conhecer as estratégias que tornam sua empresa mais próxima do público. Para isso, reter copys bem qualificados e fazer uso de storytelling tendem a ser recursos que geram maior engajamento. A explicação é simples: tanto a primeira quanto a segunda técnica são capazes de tornar o conteúdo mais atraente para o leitor.
Quando falamos em chamar atenção também precisamos destacar que em nenhum momento devem ser manifestadas inverdades. A empresa precisa ter o compromisso de transmitir informações verdadeiras.
7- Só devo falar do meu negócio no marketing de conteúdo
Mito. A princípio, é comum que empreendedores pensem que o marketing de conteúdo seja totalmente voltado para o negócio. Contudo, sua página não precisa considerar apenas questões que envolvam a empresa em si. Lembre-se que seu compromisso é atrair a atenção do público e, por isso, o conteúdo deve se voltar para os desejos dele.
Criar materiais relevantes, que acompanhem os aspectos da persona criada no plano de marketing, e adaptá-los às etapas do funil de vendas é a forma mais indicada para conduzir o leitor até a decisão de compra. Trabalhe bem os pontos fortes da sua marca, mostre como ela é capaz de solucionar as necessidades do consumidor.
8- Posso fazer tudo sozinho!
Mito. Caso seu interesse ao querer descobrir o que é marketing digital seja voltado para resultados de qualidade, contar com uma equipe qualificada faz toda diferença. Esta fará o acompanhamento das ações e dinamizará a produção de forma a atrair mais leads para o seu negócio. O conhecimento técnico neste primeiro momento faz toda a diferença para que sua performance seja ainda melhor no longo prazo.
A Trii é uma agência de marketing digital em SP na qual você pode confiar. Fazemos uma análise completa da sua empresa para garantir o suporte necessário. Trabalhamos com criação de campanhas, anúncios, interação nas redes sociais, técnicas de SEO e criação de conteúdos para web! Temos o leque completo de ações que trazem retorno positivo. Entre em contato conosco para assegurar o bom desempenho da sua companhia nas redes!