Desde 1º de julho de 2019, todos os sites são indexados através do Mobile First Index. A iniciativa do Google é dar prioridade no rankeamento dos sites que carregam corretamente em smartphones, tablets e qualquer outro tipo de dispositivo móvel. Essa regra põe em pauta a necessidade de adaptação das empresas que investem em publicidade online para o direcionamento do maior buscador do mundo. Leia este artigo até o final e veja como se adequar à nova realidade!
Afinal, o que é o Mobile First Index?
O Mobile First Index é a nova política de indexação de sites do Google. Em resumo, ela dá prioridade aos sites que possuem versão mobile no processo de indexação e rankeamento. A regra foi baseada no próprio comportamento do usuário, que mudou ao longo dos anos, principalmente com a evolução da internet.
Após muitas análises, o buscador percebeu que o número de pessoas que acessam sites ou faz buscas por smartphone é de 3 a cada 5 pesquisas. Além disso, o número de vendas geradas por meio de dispositivos móveis chega em 9 a cada 10. Ou seja, 90% dos contatos com as empresas são feitas pelo site, perfis em redes sociais ou aplicativos.
O Google percebeu a importância de direcionar seus esforços aos sites com versão mobile. A partir disso, o Mobile First Index surgiu e tornou-se totalmente importante na nova era do marketing digital!
Como era a indexação de sites?
Antes do lançamento do Mobile First Index, o Google indexava apenas sites no desktop, ou seja, pesquisas feitas por computadores. Com o surgimento dos smartphones e o gigantesco crescimento dessa navegação, o buscador começou a dar um destaque maior aos sites responsivos.
Apesar de terem o layout ajustado à tela dos dispositivos móveis, os sites responsivos não possuíam a mesma qualidade de informação. Antigamente, quando se acessava um site pelo computador, percebia-se que ele era mais completo, com recursos ricos e importantes para o usuário. Porém, quando se acessava o mesmo site pelo celular, a experiência não era a mesma.
Com o surgimento do Mobile First Index, o Google começou a indexar em primeiro lugar os sites mobile. Isto é, se o seu site responsivo estiver com os mesmos recursos disponíveis no desktop, o seu valor de rankeamento aumenta!
Importância de ter uma versão mobile do site
O Mobile First Index trouxe uma reflexão às empresas: se você tiver um site com versão mobile, a probabilidade de ficar à frente dos concorrentes aumenta. Dessa forma, é preciso ficar atento à estrutura do seu site. Versões mobile mais enxutas e com poucas informações podem perder posições na busca do Google. De agora em diante, a tendência é que o mobile tenha muito mais valor que o desktop!
O que fazer para se adequar ao Mobile First Index
As regras de otimização para mecanismos de buscas, chamadas de SEO, continuam as mesmas. Porém, é preciso ter atenção ao modo que você fará isso nas duas versões do seu site. Em suma, mobile e desktop devem apresentar as mesmas informações.
Veja o que você pode fazer para evitar divergências entre ambas as versões:
- os conteúdos, dados e funções devem ser idênticos e bem estruturados;
- os dados devem ser estruturados especificamente de acordo com a versão, para que não haja falhas na indexação;
- todo o conteúdo de SEO (título, meta descrição, etc) deve ser semelhante nas duas versões;
- teste de compatibilidade e velocidade de carregamento devem ser realizados e verificados.
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