Cada dia que passa, o Google se interessa mais em proporcionar uma experiência eficiente quando o usuário pesquisa por algo no mecanismo de buscas. A prova que temos disso, por exemplo, é o ponto zero do Google. Até um tempo atrás, era o primeiro resultado orgânico aquele que continha o conteúdo com mais autoridade segundo os parâmetros do Google. Hoje em dia, existe uma caixa de resposta fixa ao topo, antecipando os resultados orgânicos, que traz o resultado melhor otimizado de acordo com o que o usuário busca. Neste artigo, conheça melhor o featured snippet!
O featured snippet aparece na página de resultados de pesquisa (da sigla inglesa SERP) do Google. É a posição de maior destaque nos resultados, por isso o termo “posição zero”, já que fica acima do primeiro resultado. Fazendo uma tradução ao pé da letra, significa “trechos em destaque”, mas snippet acabou virando mais um dos jargões usados no dia a dia sem traduzir, portanto, “snippets em destaque” é uma expressão comum entre os profissionais em marketing digital.
O objetivo principal do featured snippet é entregar uma resposta imediata ao que o usuário está pesquisando, sem que ele tente sintetizar o assunto por meio da meta-descrição dos outros links, por exemplo. Neste destaque, o texto vem bem diagramado dentro do bloco. Na caixa fixa do snippet, fica o título da página na qual o conteúdo foi extraído, a URL e o link que redireciona o usuário para a página que contém o conteúdo na íntegra.
Quando seu site aparece em um featured snippet, as chances de aumentar o tráfego orgânico crescem potencialmente. Ainda mais se, organicamente, seu site não está entre os TOP 3 dos resultados. A explicação para isso é clara: o destaque no Google atrai mais chance de cliques.
Estamos sempre em constante concorrência, ainda mais quando os outros sites possuem mais autoridade e mais conteúdos otimizados para SEO. Alguns sites como Globo, Exame e Wikipedia lideram as pesquisas para muitas palavras-chave. Quando o seu post ganha uma boa otimização e informações completas, se tornar um featured snippet o coloca na frente desses gigantes.
O Google não reconhece e destaca um site à toa. Quando o conteúdo ganha consideração e credibilidade do buscador na hora de solucionar problemas e dúvidas dos usuários, o site ganha mais autoridade. Ser um featured snippet é ganhar um selo de qualidade, uma garantia do próprio Google de que você sabe do que está falando.
Não necessariamente o site precisa estar em primeiro lugar nas pesquisas. Ele pode ocupar o nono, por exemplo. Ou até a oitava página, como já aconteceu. O que importa é que um featured snippet, como visto, atrai tráfego orgânico, compõe a autoridade, compete com sites grandes e, claro, gesticula numa ascensão mais rápida nos resultados.
Para aparecer em um featured snippet, é necessário que o texto publicado seja otimizado. Porém, trata-se da resposta para o que o usuário procura, ou seja, seu conteúdo não pode ser nem muito grande, nem muito pequeno. Portanto, na hora de fornecer uma solução para o que a palavra-chave demanda, é bom investir nas diagramações mais comuns nos featured snippets – parágrafos, listas ou tabelas – e o tamanho recomendado para cada uma.
Até então, não existe relação entre o primeiro lugar orgânico das pesquisas e a posição zero. Porém, uma pesquisa apontou que 30% dos snippets encontrados eram puxados do primeiro lugar das pesquisas, enquanto 70%, de outras posições.
O post rankeado em primeiro lugar, geralmente, provém de uma página e domínio com mais autoridade, onde o fator para tal são os links. Como o posicionamento orgânico e featured snippet não estão correlacionados, os backlinks não influenciam diretamente a escolha do post como posição zero.
É muito relativo. Porém, se fala muito do CTR (Click Through Rate) – Google avalia quantos cliques recebeu uma resposta à pesquisa. Baixo CTR demonstra que o que é oferecido talvez não seja tão bom assim. Isso nos leva ao fato de que, no fundo, no lado mais cruel da posição zero, o Google quer que o usuário se informe sem sair da página de busca, ou seja, sem clicar no seu site. Se o CTR for reduzido na sua página, mais chances de permanecer em destaque. Porém, essa tramanha do Google não funciona tão bem. As páginas de resultados sem snippets recebem cliques em seus links 74% das vezes. Com snippets, o número cai apenas 4%. Resumindo: mesmo com snippet, o usuário clica em alguma página 70% das vezes.
O mesmo post pode aparecer em diferentes snippets, sim. Isso dependerá da forma, por exemplo, que os H2 são trabalhados. Se em um post bem otimizado tem-se “Benefícios do marketing digital” e “origem do marketing digital”, ele pode se tornar snippet para buscas relacionadas aos benefícios e origem do marketing digital de forma distinta.
Muitas pessoas confundem knowledge graph com featured snippet. Se você pesquisar por “o que fazer no cristo redentor” aparecerá um trecho de um post com dicas de como visitar a atração turística. Agora, se a pesquisa for “tamanho do cristo redentor”, um mesmo box fixado aparece, porém as informações não são extraídas de nenhum outro site. É o próprio Google quem te passa tal conhecimento, sendo assim conhecido por knowledge graph. Você não consegue roubar a posição da palavra-chave onde o conteúdo fixado é um knowledge graph.
Páginas de produtos não costumam virar featured snippets, mas essas empresas e-commerce podem, sim, criar um espaço para blog onde serão trabalhados textos otimizados para isso.
Se você tem um site e busca por mais autoridade para ele, saiba que investir em conteúdo é a principal solução. A Trii é uma agência de marketing digital que pode te ajudar com as melhores soluções! No nosso blog, já falamos sobre usabilidade, experiência do usuário, o que faz um analista de conteúdo, como começar um blog e muito mais. Agora, se sua intenção é contratar os nossos serviços e quem sabe alcançar um featured snippet, entre em contato agora mesmo!
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