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links internos

Como gerar resultados utilizando links internos?

Links internos são aqueles que apontam para outra página ou artigo dentro do mesmo site, ou seja, que estão no mesmo domínio. Trata-se de uma poderosa estratégia de marketing digital, que tem como finalidade gerar tráfego qualificado para um determinado website. Uma das principais vantagens de utilizar a linkagem interna é sua capacidade de gerar melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Além de favorecer o SEO do site, os links internos auxiliam o usuário na navegação, levando-o de uma página para outra. São muitos os benefícios que uma boa estratégia de linkagem interna oferece às empresas que a adotam. Quer saber como a tática gera resultados positivos? Continue lendo este artigo da Agência Trii para descobrir!

Saiba como produzir links internos favoráveis

links internos infalíveis

Crie um texto âncora original

Os links internos são inseridos em uma ou mais palavras que aparecem, geralmente, sublinhadas e na cor azul. Entretanto, cada site pode personalizar para a cor que julgar melhor. O ideal é optar por textos âncora originais, relevantes e que tenham contexto dentro do parágrafo que estão inseridos. Além disso, a página alvo deve manter o mesmo conceito trabalhado na página anterior.

Na frase “Quais são as melhores técnicas de SEO para criar um bom conteúdo?”, por exemplo, o texto âncora é técnicas de SEO. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um artigo publicado no blog da Agência Trii. Dentro do texto, há menção aos links internos como uma regra de SEO para criar conteúdo de qualidade. Isso indica uma ligação entre os assuntos de ambas as páginas e gera valor de relevância à linkagem interna.

Evite expressões genéricas, como “clique aqui” ou “saiba mais”. Essa prática não é vista como natural pelo Google e pode prejudicar muito o tráfego orgânico do seu site. Tenha atenção também quanto à quantidade de links internos. Alguns especialistas em marketing digital indicam entre 2 e 5 links internos por publicação, mas isso pode variar conforme a densidade do conteúdo.

Estabeleça uma hierarquia de links internos

É muito provável que todos os conteúdos do seu site não tenham igual importância, de acordo com a sua estratégia digital. Por isso, é imprescindível criar uma hierarquia de informações para guiar o usuário ao próximo passo do funil. Essa tática deve ser aplicada tanto na arquitetura de informação do site quanto na organização de relevância dos links internos.

O mais indicado é estabelecer uma hierarquia de links internos. Documente quais páginas devem ser linkadas com frequência e em quais conteúdos elas devem aparecer como linkagem interna. Isso deixará claro para o visitante qual conteúdo é mais importante e qual passo ele deve seguir para avançar na jornada de compra.

Coloque links para páginas com altas conversões

Essa estratégia tem ligação direta com a hierarquia de informações. Algumas páginas do seu site convertem mais visitantes do que outras, correto? Por isso, elas merecem um destaque maior e, consequentemente, devem ser linkadas mais vezes.

Uma ótima estratégia é aumentar, sempre que for apropriado, o número de links internos para landing pages. Prefira as páginas que tenham um conteúdo rico, como pedidos de orçamentos e consultorias. Além de gerar tráfego, você também pode ter um retorno financeiro maior, com alto valor de receita!

Utilize a teoria dos 3 cliques de distância

Uma das práticas de SEO mais importantes e aplicadas em websites é a teoria dos 3 cliques de distância. Ela determina que todos os links da página (desde a home page até o conteúdo) devem estar o mais perto possível do usuário. Ou seja, como padrão, o ideal é que o visitante não precise dar mais de 3 cliques para acessar o conteúdo do seu endereço. Vejamos o exemplo do site da Agência Trii:

teoria de links internos

Se um visitante está interessado em saber mais sobre o nosso serviço de desenvolvimento de sites, ele fará o seguinte caminho:

1- entrada na home page;
2- 1º clique: botão “menu hambúrguer” à direita;
3- 2º clique: “serviços”;
4- 3º clique: “desenvolvimento de sites”.

É lógico que em alguns sites essa prática é impossível por conta do grande número de páginas, categorias, subcategorias, tipos de produtos e assim por diante. No entanto, sempre que seja viável, o indicado é manter todos os conteúdos acessíveis com menos cliques possíveis. O algoritmo do Google é capaz de dar mais importância a esses links internos, principalmente se a leitura for facilitada com uma rápida navegação.

Equilibre a distribuição de links

distribuição de links internos

Uma boa estratégia de links internos une dois fatores básicos: quantidade e qualidade. Portanto, deve-se focar tanto na volume de links quanto na sua relevância para o público-alvo. Dê preferência para 1 link que possui conteúdo incrível e completo ao invés de inserir 10 links que não fazem ligação com o assunto abordado.

Obviamente, é eficaz colocar vários links em uma mesma página — inclusive, você deve fazer isso! No entanto, deve haver um bom senso quanto à escolha dos links que serão linkados. Caso haja muitos links internos desconexos, o Google interpreta isso como um mau critério de recomendação do seu site.

Invista em um equilíbrio na distribuição dos links! Utilize artigos recentes, e não apenas conteúdos e páginas principais como foco da linkagem interna. Prefira posts relacionados ou mais populares para aumentar o número de visitas das páginas.

Marketing digital no RJ

Agora que você sabe como os links internos geram resultados positivos, é hora de colocar a estratégia em prática. Para isso, você pode contar com a Agência Trii! Somos uma agência de marketing digital com sede no Rio de Janeiro e em São Paulo. Utilizamos inovação e tecnologia para criar as estratégias de marketing digital mais eficientes do mercado! Atendemos toda a demanda digital que pequenas e médias empresas precisam, como desenvolvimento de sites, gestão de blog, gerenciamento de links patrocinados, gestão de google ads, redes sociais, identidade visual e muito mais! Temos tudo o que você precisa para ajudar sua empresa a vender muito mais pela internet. Entre em contato e marque uma conversa conosco!

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