Ampliar a rede de comunicação com clientes sempre se faz necessário para o crescimento de uma empresa.
Hoje em dia, é comum que a presença digital seja bastante requerida. Porém, ainda existe uma maneira bem mais direta de criar ligação com o público.
E não, não estamos falando de Twitter, Instagram, Facebook ou telefonema.
Hoje, o aplicativo cada vez mais utilizado é o WhastsApp Business, versão empresarial do famoso aplicativo de troca de mensagens instantâneas.
Se você tem interesse em utilizá-lo formalmente, sem cair na lenda urbana de que WhatsApp só serve para amigos, acompanhe este artigo. Separamos os principais tópicos quando se trata de WhatsApp Business e suas vantagens.
Boa leitura!
WhatsApp Business e suas vantagens: fique por dentro!
O que é
Se você quer saber exatamente o que é o WhatsApp Business, dê uma olhada neste outro artigo que publicamos recentemente. Nele contamos um pouco mais sobre a origem e as funcionalidades dessa ferramenta.
Sabemos que as funcionalidades do aplicativo WhatsApp já são bem conhecidas por praticamente todos os brasileiros. Nos últimos anos, é essa a forma de troca de mensagens mais utilizada no Brasil.
Ainda assim, nem todos sabem que a empresa responsável pelo aplicativo disponibilizou uma atualização exclusiva para o mundo dos negócios. Nela, existem funções específicas que facilitam comunicação com clientes e disseminação de avisos importantes relacionados ao serviço prestado.
Por isso, se você está se perguntando se essa é uma opção viável também para o seu negócio, conheça mais sobre o WhatsApp Business e suas vantagens.
Como baixar
O aplicativo está disponível tanto para Android, quanto para iOS.
Crie o perfil para sua empresa, abra comunicação com clientes e crie até respostas rápidas para perguntas frequentes.
Cadastro
Um dos pontos que merece mais destaque quando se trata de WhatsApp Business e suas vantagens – e que nem todo mundo sabe – é a possibilidade de cadastrar o telefone fixo.
Você também pode cadastrar o número de um telefone celular, porém, para muitas empresas ter o telefone fixo atrelado à essa forma de comunicação facilitada é essencial.
Para realizar o cadastro basta escolher, dentro do aplicativo, o código do país. No Brasil, o código é +55.
Após isso, registre o telefone com o DDD da região e complete o passo a passo de verificação do próprio WhatsApp Business.
Perfil empresarial
Ter um perfil empresarial também é uma das principais vantagens do WhatsApp Business.
Dessa forma, é possível disponibilizar as informações mais importantes às necessidades dos clientes.
E-mail, endereço físico, descrição comercial e website ganham um espaço especial no preenchimento do perfil.
Também é possível adicionar dias e horários de funcionamento, evitando, assim, transtornos com clientes que procuram pela empresa em momentos inoportunos.
Ainda precisa de mais dados para avaliar o WhatsApp Business e suas vantagens? Então, que tal uma lista?
7 vantagens do aplicativo para sua empresa
1 – Comunicação facilitada
Ao redor do mundo, são mais de 1 bilhão de usuários conectados ao WhatsApp diariamente.
Mesmo que pareça uma fonte rentável de aumentar o público, não é essa a intenção primordial do WhatsApp Business, por exemplo.
O serviço é mais eficiente para a comunicação com clientes já existentes ou que foram impactados por campanhas de divulgação fora do aplicativo.
Por meio da versão empresarial do aplicativo de trocas de mensagens, sua empresa consegue aprimorar contato, respostas e interação em geral.
2 – Empresa certificada
Quaisquer certificações legais que possam fornecer credibilidade para um negócio têm importância.
Durante o marketing e vendas, possuir o WhatsApp Business é uma grande diferencial e vantagem.
Tal certificado demonstra, por exemplo, a preocupação da empresa em ter um contato direto com seus clientes (e possíveis clientes).
O selo gerado pelo próprio aplicativo legitima a comunicação exercida e passa segurança para quem entra em contato.
3 – Respostas automatizadas
Anteriormente, citamos a possibilidade de inserir os horários e dias de funcionamento da empresa. Isso ajuda a facilitar quando alguém deseja um contato imediato e personalizado.
Todavia, deve haver uma resposta para quem abre comunicação fora de horário comercial, certo?
Para essas situações, o WhatsApp Business libera o que podemos chamar de “respostas rápidas”. Com elas, os clientes recebem comunicados por parte da empresa alertando que um novo contato será feito em breve, ou até mesmo respostas para algumas dúvidas básicas.
O grande problema é que algumas pessoas optam por fazer dessas respostas rápidas norma indispensável de uso da plataforma.
Quando as respostas rápidas são utilizadas sempre, isso tira uma vantagem essencial do WhatsApp Business.
A possibilidade de fornecer respostas personalizadas e exclusivas ao cliente é essencial para ganhar credibilidade – o que, consequentemente, contribui para vender o serviço/produto.
4 – Contas migradas
Se a sua empresa já utiliza o WhatsApp normalmente, é possível migrar para a conta Business sem muito mistério.
Realizando a migração segura, os contatos já salvos passam a ter acesso às informações empresariais específicas.
Tudo o que já foi anteriormente gravado não sofre alterações. O que muda é que a empresa ganha ferramentas para melhorar a comunicação a fim de estreitar relações com os clientes.
5 – Segurança
Hoje, mediante os termos de uso do aplicativo, o WhatsApp normal não pode ser utilizado em prol do marketing.
Para realizar comunicação comercial e distribuir materiais de divulgação e promocionais, é imprescindível a utilização do WhatsApp Business. Dessa forma, o sistema fornece mais segurança tanto para sua empresa, quanto para quem recebe a mensagem.
Quem burlar as regras pode perder acesso e, consequentemente, a principal forma de contato com clientes.
6 – Métricas
Além de estar por dentro do WhatsApp Business e suas vantagens, todo empresário deve reconhecer a importância de verificar métricas. Isso é indispensável após quaisquer estratégias disponibilizadas no âmbito digital.
Na versão empresarial do WhatsApp, é possível coletar informações estatísticas sobre número de mensagens enviadas, mensagens entregues, lidas e recebidas. Além de outros detalhes que ajudam a identificar pontos positivos e negativos na comunicação e, claro, como melhorar.
7 – Etiquetas
São etiquetas possíveis para separar clientes por grupos:
- novo cliente;
- novo pedido;
- pagamento pendente;
- pago;
- pedido finalizado.
Essa é a melhor forma de colocar em prática o que o WhatsApp Business tem de melhor: organização.
Segmentando e classificando os clientes, você consegue fornecer um melhor acompanhamento para cada tipo de necessidade. E, claro, separar por equipes dentro da sua central de atendimento.
Sua empresa alinhada ao marketing digital
Além de aproveitar o WhatsApp Business e suas vantagens, o ideal é que sua empresa tenha um acompanhamento de especialistas.
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