Por Agência Trii
28 de julho de 2020

Todos sabemos que a imagem da marca na mente do consumidor é determinante para que ela seja indicada e mais pessoas comprem os produtos disponíveis. No entanto, quando nos voltamos para um tipo de perfil ao qual os esforços serão concentrados com o objetivo de gerar venda, estamos falando sobre a buyer persona. Ou seja, o consumidor ideal. Mas você sabia que também é possível transformar a marca em uma pessoa? O plano estratégico para isso deve priorizar valores, anseios, missão e mais traços que caracterizam a brand persona.

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O que define a brand persona?

Certamente você já se deparou com alguma marca que é representada por uma personificação, correto? No geral, a escolha do pertencimento ao sexo masculino ou feminino, neste caso, tem relação com o ramo atendido e o tom que está agregado.
Sendo assim, a brand persona pode ser definida como nada menos que uma forma simplificada da personalidade da marca. Na figura de um ‘’personagem’’ são implementados todos os valores que a empresa deseja que sejam percebidos e ligados a ela.

Vale destacar que, embora a brand persona passe por uma representação, ela não deve ser banalizada. Ou seja, estar além do que se considera comum na formação de um indivíduo. O ficcional não pode deixar de ser um gatilho que atraia potenciais consumidores. Por isso, precisa conversar com eles sem que esse elo pareça uma forma de ludibriá-los. Deste modo, o uso da personificação tem como propósito conquistar a admiração dos clientes.

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Por que é importante ter uma brand persona?

A formação de uma brand persona depende do resultado de pesquisas internas e externas para garantir que as estratégias estejam de acordo com o resultado esperado. Isso nos remete ao primeiro aspecto da importância no momento em que a personificação completa se torna a principal ponte entre a empresa e o comprador.

No mundo em que vivemos, onde a internet nos abre um leque de oportunidades de acesso todos os dias, ter a brand persona definida é fundamental para reduzir distâncias. Sabe quando você desbloqueia a tela do seu celular e começa a conversar com um amigo sobre um novo aparelho que deseja comprar? A personificação da marca também é capaz de atender os clientes de sua empresa como um amigo.

O maior engajamento nos leva a outro patamar de importância: comunicação clara. Dentro do conceito de personificação, procura-se definir, sem variáveis confusas, o que a marca tem como aspectos mais importantes. Com isso, uma empresa que se apresenta como mais jovem tende a aproximar-se deste público e assim por diante.

Por fim, a relação humanizada é outra característica que está conceituada dentro da importância deste tema. O tratamento robotizado, com frases prontas e atendimento condicionado, não é entendido como conveniente para este caso.

Como planejar uma brand persona de sucesso?

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O projeto de uma brand persona deve ser orientado de acordo com o público de interesse. Abaixo separamos os pontos principais que levam ao sucesso desta criação. Veja quais são.

1- Determine os pilares da marca

Os pilares de uma marca são os ideais que servem de base para missão e valores de uma companhia. Deste modo, estão atrelados diretamente à postura que a marca terá diante de situações entendidas como negativas ou positivas. Por conta desse fator, devem estar presentes e coerentes em todas as ações movidas pela empresa, o que também inclui a comunicação.

2- Estipule a essência da marca

A essência da marca é entendida como um registro de definição dela. Em função disso, pode ser declarada em uma frase ou série de palavras, onde fica explícito o que busca ser atingido pela existência da companhia.
Um exemplo é a Disney que tem por definição: família, entretenimento e diversão.

3- Aponte a missão

Missão é um critério de base para estipular brand persona. Ela explicita a razão pela qual a empresa foi formada e está presente no mercado.
Dentro desse conceito estão todas as estratégias de permeiam o direcionamento tomado pela empresa para atingir o resultado desejado.

4- Faça uma pesquisa para ouvir o cliente

A criação de uma personificação para a marca não pode dispensar a escuta do cliente. A empresa precisa se manter atenta às expectativas que são esperadas pela criação de um relacionamento humanizado.

5- Organize a estrutura da comunicação

O sucesso de um planejamento ideal está na montagem de uma boa estrutura de comunicação. Para isso, os gestores deverão observar qual será o tom de voz apresentado pela empresa. Outras estruturas também estão presentes nesta otimização. As separamos abaixo para que você possa conhecê-las:

  • gírias;
  • modelo argumentativo;
  • constelação semântica (palavras que se repetem);
  • referências;
  • citações.

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