O marketing digital não precisa mais fazer propaganda. Todo mundo já sabe que para alcançar mais clientes é preciso investir em estratégias digitais. E uma das mais eficientes são os anúncios no Google. Mas, para fazer dar certo, além de criar ações, você precisa entender os resultados. Somente assim poderá ajustar o que não deu muito certo e ir testando opções até chegar na melhor estratégia para o seu negócio. Pensando nisso, a Trii trouxe hoje mais sobre as protagonistas das campanhas digitais: as métricas. Conheça mais sobre as de meio e fundo de funil, tipos de conversões e veja qual o melhor modelo para você vender mais. Boa leitura!
O que são anúncios no Google?
O antigo Google AdWords, novo ADS, é uma plataforma que permite que você crie anúncios online. E desde o seu início, vem conquistando cada vez mais adeptos. Dados de pesquisas mostram que desde 2011 a plataforma é a principal fonte de renda de empresas de diferentes segmentos. E do início da pandemia para cá, esse número já representa até 96% do faturamento de algumas empresas.
Mas, onde seu anúncio aparece quando você “sobe” uma arte na plataforma? Ele pode aparecer tanto nas páginas do Google, como em sites parceiros, como o Youtube, por exemplo. Imagine ter o seu produto mostrado do lado do novo vídeo da Anitta que alcançou milhares de pessoas, ao redor do mundo, em apenas um dia.
E não tem fórmula mágica. Para que o seu anúncio apareça entre os primeiros, é preciso investir dinheiro. Além disso, é preciso pensar em estratégias que ajudem a alcançar o seu público exato. Afinal, voltando ao exemplo do vídeo da Anitta, não adianta mostrar seu produto para pessoas do outro lado do mundo, se você não tem como fazer a entrega. O grande “X” da questão é mostrar para quem pode comprar e você consegue atender. Veja algumas ações que separamos para ajudar a gerar bons leads.
Estratégias para gerar bons leads
1 – Crie anúncios interessantes
Quando falamos de anúncios no Google, não adianta encher linguiça. No geral, as imagens vendem mais. Por isso, invista em uma arte chamativa e um texto direto e atraente. Existem algumas técnicas de copywriting que podem ajudar. Faça com que o público tenha vontade de clicar e saber mais sobre o seu produto. Desperte o interesse. Gere curiosidade. Apresente uma novidade. Essas são algumas formas de atrair leads. Não adianta aplicar R$10.000,00 se você não investe na sua comunicação.
2 – Ofereça um material de qualidade e gratuito
Não pense apenas no seu próprio benefício. Ofereça algo em troca. Que tal trocar um clique por um e-book? Se você vende um serviço, pode criar um material ensinando alguma coisa ou dando uma dica valiosa. Se o cliente percebe valor no seu material, ele com certeza lembrará do seu nome quando precisar do seu produto/serviço.
3 – Invista em um bom e funcional site
Depois de ter uma arte atraente e disponibilizar um material de qualidade, você finalmente conquistou o clique de um lead. Mas, quando ele entra no seu site, pronto para fechar negócio, o formulário não está funcionando.
Ou ele não acha a informação que precisa. Ou ainda está fora do ar porque você esqueceu de pagar a hospedagem. Esses são erros comuns que acontecem com quem não mantém um gerenciamento eficaz. Não basta ter um site, ele precisa ser bonito e de fácil usabilidade. Lembre-se de manter uma boa gestão.
Conhecendo as principais métricas e conversões
Fazendo sozinho ou nas mãos de uma agência especializada, os anúncios no Google podem ser precificados de maneiras diferentes de acordo com a verba disponível e, principalmente, objetivo da campanha.
Mas, a verdade é, que muitas vezes, a escolha depende ainda de testes. Somente assim é possível entender qual é o formato mais adequado ao seu negócio. Além disso, é essencial que você nunca se esqueça de focar o anúncio na sua persona. Assim, terá menos chances de falhar. Veja a seguir, algumas das métricas que ajudam a precificar as campanhas digitais.
Métricas de funil de vendas
CPC
A sigla para Custo Por Clique é a fórmula de cobrança onde o cliente paga por clique realizados no link disponível.
Ou seja, seu cálculo é bem simples e pode ser obtido dividindo o valor total do gasto da campanha, pelo número de cliques recebidos no anúncio.
O modelo é útil para conquistar mais tráfego para o site ou blog. É um modelo bem simples e mais indicado para iniciantes.
CPL
O Custo por Lead funciona mais ou menos como o CPC, mas esse nos permite saber o valor de cada pessoa que estava, de fato, interessada no seu negócio. Ele pode ser calculado dividindo o valor investido pelo número de leads gerados. E nesse casos, eles podem ser oriundos das diversas fontes de tráfego.
CPA
O Custo Por Aquisição é uma das mais caras. Nele, o cliente só paga quando realmente a campanha atinge o objetivo final. E esse objetivo pode ser desde o download de um material, até uma venda concreta.
Com essa estratégia o risco de falhar é menor, mas o custo da campanha no geral, também é maior. Por esse motivo, a ação é mais indicada para quem já tem lucros de margens amplas nos produtos.
CTR
Por último, entre as estratégias do funil de vendas está o CTR ou Click Through Rate. A métrica traduzida é também conhecida como taxa de cliques. Ele faz, especificamente, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações do seu anúncio. Em outras palavras, podemos dizer que ele nos mostra a porcentagem de pessoas que clicaram no seu link após visualizá-lo.
Sendo assim, é correto afirmar que quanto maior o CTR, menor pode ser o custo dos seus anúncios no Google. Quando você tem um número alto de CTR, você sabe que a campanha deu certo. Imagine fazer um anúncio bonito, mas que não despertou o interesse de ninguém a ponto de clicar para saber mais sobre o produto ou serviço. Quando a pessoa clica, é a confirmação que você despertou o interesse e tem ali, um potencial cliente.
Você pode obter esse número de forma bem simples: basta dividir o número de vezes que o anúncio foi clicado pelas impressões (número de visualizações).
Principais tipos e conversão
Clique no whatsapp
Quando falamos em conversão, os cliques no WhatsApp também são também ótimas métricas. Imagine que você recebeu um contato pelo aplicativo e imediatamente, sabe que ele foi oriundo dos anúncios no Google.
Isso porque antes da pessoa digitar a mensagem, já vem um textinho pré-determinado indicando que ela veio da web. Ou seja, você consegue medir, de forma quantitativa e perceber na prática que sua campanha está dando certo.
Formulário enviado
O formulário de contato pode variar de acordo com cada tipo de negócio e site. Se você tem um serviço de software por exemplo, a pessoa que se cadastra para ganhar 7 dias grátis para testar é uma conversão. Ao realizar essa ação, significa que você conquistou um lead. Provavelmente, se ele gostar das funcionalidades e se atender todas as necessidades do negócio dele, ele será um cliente quando finalizar o prazo de 7 dias.
Por outro lado, se você tem um e-commerce e vende produtos, o ato de uma pessoa colocar qualquer produto no carrinho já indica uma conversão. Esse é o primeiro passo para ela comprar de fato. Significa que ela tem interesse e que realmente é o público da sua marca.
Clique no telefone
Seguindo a mesma lógica do clique no WhatsApp, quando a pessoa clica no telefone, é porque ela tem interesse. Mesmo que ela queira, em um primeiro momento, apenas saber mais ou tirar dúvidas, significa que você conseguiu fazer com quem os anúncios no Google virassem conversões.
Lembre-se que para você conquistar de fato, leads e vender mais, é preciso ir além do acompanhamento dessas métricas. As estratégias e ações devem ser relacionadas. Não adianta ter um bom anúncio se o seu site não funciona. Não adianta também ter um bom site se você não o atualiza com frequência e o blog está largado. O ideal é fazer o gerenciamento de anúncios no Google e manter o marketing digital bem alinhado.
Deixe as campanhas com quem entende!
Entendeu a importância de investir em anúncios no Google para gerar leads? Chame quem entende do assunto! A Trii é uma agência de marketing digital. Contamos com uma equipe completa e pronta para te ajudar. Entre em contato e fale como o nosso time comercial. Veja como podemos te ajudar a alavancar suas vendas!