Será que o fim está próximo? Nos últimos anos vivemos uma transformação digital. Redes consolidadas deram lugar no pódio de usabilidade para outras recém-chegadas. As dancinhas foram padronizadas e as trends são seguidas ao redor de todo o mundo. Será que o bom e velho Fecebook morreu? Será que não vale mais a pena publicar de forma estratégica ou gastar dinheiro com anúncios para uma plataforma com data de validade? No artigo de hoje, a Trii separou mais sobre o tema e te conta a verdade sobre a rede social. Leia e entenda!
O Facebook ainda é uma rede social de grande relevância no Brasil e no mundo. Segundo pesquisa da UseMobile, ele foi o 3º aplicativo mais baixado de 2022 até junho. E segundo o relatório da We Are Social e da Hootsuite de 2021, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas empresas no Brasil.
O que podemos perceber hoje em dia é que ele tem a “aceitação” de uma faixa etária diferente da que tinha antes. A líder técnica do time de Social da Trii, Amanda Pereira, explica: É importante perceber que ele não é mais a rede social da “garotada”, e por isso, pode passar a impressão que está ficando para trás. Mas, a realidade é que essa é uma plataforma essencial se você busca falar com os públicos mais velhos – principalmente se deseja comunicar para a Geração X (nascidos entre 1961 e 1980) e Geração Y (nascidos entre 1981 e 1995). Portanto, se o seu público está entre essas faixas etárias, seu negócio precisa marcar presença por lá.”
Dessa forma é preciso entender outro ponto importante: mudanças acontecem e você precisa acompanhá-las. E o que queremos dizer com essas mudanças? Em primeiro lugar, o comportamento das pessoas. Entender como uma pessoa age em cada rede social é essencial para ter sucesso e mais do que isso, manter um relacionamento com seu público.
Antes, talvez não fosse tão importante criar conteúdos que gerassem identificação da persona com a marca. Mas, hoje, sabemos que essa estratégia de engajamento é muito mais do que conseguir curtidas. É com ela que as pessoas criam laços. Percebem que a marca tem algo mais a oferecer além de produtos e/ou serviços.
Quando você posta o dia a dia da sua empresa, ou uma foto dos bastidores, está criando uma aproximação. Não quer dizer que com aquele post você vai vender mais ou aumentar o seu faturamento em X%. Mas, quer dizer que cada curtida é uma pessoa que se identificou com sua história. Precisamos falar para quem quiser ouvir.
Para reforçar ainda mais que o Facebook não morreu, precisamos analisar dados. E sobre esse assunto, Amanda completa ainda: “Dizer que o Facebook morreu é uma inverdade. A rede permite um enorme alcance. São 2,6 bilhões de usuários ativos todos os meses, sendo 150 milhões desses usuários só no Brasil. Logo, é uma vitrine imensa com excelente ferramenta de segmentação. É um ótimo custo-benefício para você atingir exatamente o público que a sua empresa busca, através dos impulsionamentos e anúncios da plataforma.”
Sim! A verdade é que não tem como deixarmos de usar o site nem na hora de fazer anúncios. Como o Facebook, o Instagram e outras plataformas pertencem à Meta (antigo Facebook Inc). E, para anunciar nelas, é preciso usar o gerenciador do próprio site, o Facebook Business. Mesmo que algumas redes como o Instagram já possuam o botão de “impulsionar”, não é tão eficaz, (nem com tanta segmentação), como pelo gerenciador. Inclusive, o site vem anunciando diversas novidades desde o início deste ano, o que nos prova força total de anúncios.
Nossa coordenadora de mídia, Priscila Vieira afirma: “Realmente existe essa ideia de que o Facebook morreu, mas geralmente as pessoas afirmam isso com base no seu próprio uso. O Facebook ainda é muito usado, mas depende do público que queremos alcançar. Por isso nunca excluímos essa possibilidade na hora de criar campanhas para os clientes da Trii.”
Então, não falamos isso apenas pelo site do Facebook em si, mas sobre as possibilidades das outras plataformas que você perde ao não usar o gerenciador. Priscila completa ainda: “Hoje, quando criamos uma campanha pelo gerenciador do Facebook, deixamos o posicionamento dos anúncios como “automático”. Ou seja, o anúncio pode aparecer tanto no Instagram, quanto no Facebook. Dessa forma a plataforma tem inteligência suficiente para otimizar e o anúncio no local em que a pessoa mais usa e mais passa seu tempo, seja ele o IG ou o próprio FB.”
Agora, se você ouvir alguém falando que o Facebook morreu, você pode explicar a verdade acerca do assunto. Mas, além disso, nós da Trii, queremos que você entenda todas as razões para não deixar de utilizar a rede. Por isso, separamos 4 dicas vindas dos nossos três times para você acertar na hora de produzir um conteúdo de qualidade.
Em primeiro lugar, precisamos ter cuidado com a identidade visual. Aqui na Trii a gente desenvolve uma identidade pra cada cliente, pra que todos os posts conversem entre si e tenham um estilo parecido, que faça a marca ser reconhecida facilmente só pelas imagens, cores e estilos de fontes. E sobre o tipo de imagem em si, a gente entende o que funciona melhor, sempre somos instruídos pelo próprio time do Facebook, por isso, sempre buscamos publicar esse tipo de imagem. Normalmente são fotos mais reais da empresa, da equipe e dos produtos. Além disso, buscamos sempre produzir vídeos e Reels, pois segundo o próprio Facebook, é o um dos formatos que mais engaja. (Gabriela Carrara, coordenadora do time de Criação)
“Existem algumas técnicas essenciais quando falamos de escrita para redes sociais. Para acertar no Facebook, temos que pensar em estratégias que deixem os textos atraentes. As pessoas não gostam de ler conteúdo extenso que não agregue (famosas encheção de linguiça). Por isso, preferimos usar textos claros, breves e com estratégias nas entrelinhas. Isso inclui despertar o interesse, tirar dúvidas e resolver problemas. Além disso, também nos preocupamos com o tom de voz de cada cliente. Se é mais técnico e formal ou próximo e explicativo. Temos que ter a persona muito bem definida para traçar objetivos assertivos de comunicação.” (Samantha Valente, coordenadora do time de Conteúdo)
“Aqui na Trii, nós temos uma equipe qualificada que tem acesso ao que tem de mais novo de treinamentos e workshops em Facebook ADS. Nosso time de mídia tem expertise para criar campanhas efetivas, porque planejamos e seguimos de acordo com o comportamento do público de cada cliente. Trabalhamos em conjunto com as expectativas dos clientes para alcançar o público certo. Muitas vezes, os clientes já sabem as pessoas que formam o público, mas não sabem onde estão. Então, nós ajudamos a encontrá-las.” (Priscila Vieira, coordenadora do time de Mídia)
“O Facebook é uma ótima rede para realizar um atendimento ao cliente, tanto pré quanto pós-venda. Ele ajuda a garantir uma experiência mais prática e customizada aos seus consumidores, através dos comentários das publicações e do Messenger. Vale a pena investir em uma equipe que possa fazer o gerenciamento das redes e, principalmente, das respostas vindas por ele.” (Amanda Pereira, líder técnica do time de Social)
Agora que esclarecemos que o Facebook morreu apenas para quem não sabe usar, chame quem entende do assunto para fazer o gerenciamento da página da sua empresa.
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